Como Fazer uma Boa Redação

Existem dois tipos de pessoas: aqueles que pensam que podem escrever, e aqueles que pensam que não podem.  E, muitas vezes, ambas estão erradas. Mas como fazer uma boa redação? É o que veremos nesse artigo.



publicidade

Todos nós somos capazes de fazer uma boa redação. Por que a boa escrita importa?  Não é o conteúdo de marketing, muitas vezes, algo curto, sem muita informação, mais valorizado do que um texto bem escrito e mais longo?

O texto é a espinha dorsal da redação, e muitas vezes é a espinha dorsal de qualquer bom conteúdo que você queira ver ou ouvir.

Suas palavras (o que você diz) e estilo (como você diz) são os seus bens mais preciosos. No entanto, muitas vezes, eles são ignorados.  Por exemplo, se um visitante chega ao seu site e não vê a sua marca como ele ou ela irá reconhecer seu texto?

Vermos agora como fazer uma boa redação, lembrando-se sempre que o escritor tem às vezes um jeito próprio de escrever, que às vezes não atende a uma demanda específica.

A boa redação antecipa as perguntas dos leitores

duvidas-do-leitor

A boa escrita serve para o leitor, e não para o escritor.  Isso significa que a maioria dos bons escritores são céticos naturais, especialmente em relação à sua própria obra.  Eles pensam incansavelmente em coisas do ponto de vista do seu leitor: Que experiência será essa criação para o leitor?  Que perguntas eles poderiam ter?

Aqui é onde o marketing pode realmente ajudar a agregar valor em um contexto de negócios, porque é mais "simples" tornando mais fácil para o cliente entender o que está escrito.

A boa redação é baseada em dados

dados-redacao-texto

Os dados da escrita colocam o seu conteúdo no contexto e dá-lhe credibilidade.  Suas ideias e opiniões podem ser parte dessa história, ou pode não ser dependendo do que você está tentando transmitir.  Mas o conteúdo deve estar sempre enraizado em algo verdadeiro, e não apenas em suas próprias opiniões.

Dito de outra forma: os dados vêm antes da declaração.  Se você quer me dizer o que você pensa, dê-me uma razão sólida sobre por que você acha isso.

A boa redação é como um bom ensino

redacao-historia

A boa escrita se esforça para explicar, para tornar as coisas um pouco mais claras, para fazer sentido em nosso mundo, mesmo que seja apenas uma descrição de um produto.

A boa redação conta uma história completa

redacao-explicativa-clara

A boa escrita gera pontos de vistas opostos, ela incorpora múltiplas perspectivas para o leitor. No mínimo, não faz a pessoa ignorar o fato de que outros pontos de vista possam existir. Então se certifique que seu leitor entende o que você está escrevendo para ele.

A boa redação vem da reescrita

boa redação

Isso implica que há uma reescrita, é claro. E deve haver.  Escrever é um trabalho difícil, e produz um primeiro esboço que é muitas vezes deprimente para o escritor.  Mas o importante é conseguir algo para começar que se assemelhe a uma narrativa coerente.

Como disse Don Murray:

"O projeto precisa de conserto, mas primeiro ele precisa escrever."

Ou Mark Twain:

"A escrita é fácil. Tudo que você tem a fazer é riscar as palavras erradas”.

A boa redação é como a matemática

redacao-matematica

Ou seja: Primeiro, a boa escrita tem uma lógica e estrutura. É uma sensação sólida para o leitor: O escritor está no controle e assume o pesado fardo de dar forma a um amontoado irregular de pensamentos em algo claro e acessível. Pode não seguir uma fórmula, exatamente.  Mas há um tipo de “arquitetura das palavras” na mente dele.  A boa escrita tem mais lógica do que você imagina.

Em segundo lugar, a boa redação é geralmente simples, exatamente como trigonometria e álgebra, ou equilibra uma habilidade que qualquer um de nós possa dominar.

A boa redação é simples, mas não simplista

redacao-simples

Um bom conteúdo desconstrói o complexo para torná-lo mais fácil de entender: Ela lança a linguagem corporativa e transmite coisas para os leitores, em termos acessíveis. Geralmente ninguém reclama quando você faz as coisas muito simples de entender.

"Simples" não é igual a "bobo." Suponha que o leitor não saiba nada sobre a redação, mas não pense nunca que o leitor é estúpido.

Se você acha sua redação de negócios complexa demais para ser transmitida, tenha certeza que primeira exigência é que a escrita seja compreensível. A clareza da redação geralmente segue a clareza de pensamento.  Então, o que você quer dizer, diga tão simples quanto possível.

Veja também: Como fazer uma monografia

Como fazer uma boa redação vai depender da habilidade de cada escritor. Em geral, o ideal é passar uma imagem simples, clara e compreensível para o seu leitor, para que haja uma perfeita transmissão de ideias. Na dúvida, opte por simplesmente dizer o melhor.

Inscreva-se em nosso canal no Youtube para mais dicas.

Share