Como Ser Mais Persuasivo

O convencimento arrasta multidões, muda opiniões e gera ideias novas. Pela persuasão, o mal ou o bem podem ser empregados. Não importa se é no âmbito doméstico, profissional ou nas discussões de bairro, a persuasão é um diferencial, pois a pessoa com poder de convencimento consegue argumentar melhor.


O que é ser Persuasivo

São indivíduos que não se contentam em silenciar apenas para satisfazer o outro, nem ganham no grito nem com o soco na mesa. Usam, contudo, o diálogo e a argumentação como ferramentas capazes de convencer. Não se irritam diante das contradições, mas as enxergam como um desafio. E quem é que não gostaria de ser mais persuasivo? Caso você queira entrar para o rol dos poderosos com as palavras, fique atento a algumas indicações.

Veja também como ganhar dinheiro com Youtube.

Se convencimento é a palavra que melhor define persuasão, então um indivíduo que deseja persuadir precisa saber mais também. Já ouviu falar em bagagem? Não, não se trata daquelas malas que a gente carrega nas viagens, mas de todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos. Então, quem possui conhecimento sobre um assunto possui bagagem intelectual para lidar com o assunto. Logo, sente-se mais confiante sobre o tema discutido.

E quem tem confiança defende com mais afinco uma determinada opinião e consequentemente convence mais. Não é apenas a confiança sobre o assunto que está em jogo, mas também a confiança pessoal. De nada adianta termos muito conhecimento em relação ao assunto debatido se a nossa aparência pessoal não nos traz segurança. Portanto, sempre que tiver uma reunião agendada e for preciso discutir, vista-se da forma apropriada.

Para manter o equilíbrio durante uma discussão, ter controle sobre as emoções é fundamental. Indivíduos sem controle emocional podem abandonar um ponto de vista ou partir para a violência durante o debate. Isso não convence ninguém, muito pelo contrário. Objetividade é outra característica que define bons argumentadores. De nada adianta falar por longas horas se os fatos, dados ou evidências não são expostos de forma clara. Portanto, para que a comunicação flua, clareza e foco são as palavras-chave.

Humildade é outro quesito importante. Embora as contradições possam ser encaradas como desafio, nem todo desafio se transforma em uma batalha ganha. A arrogância não traz convencimento e afasta-o da plateia e de outros argumentadores. Portanto, seja humilde e preserve os relacionamentos e não tente se impor pela insolência.

Se seguir esses conselhos, gerará empatia nas pessoas. E quem transpassa simpatia, aumenta muito mais as chances de convencimento. Não se veja apenas como a oposição, mas procure identificar características que permitam que as pessoas o ouçam e possam vir a concordar com você.

Usar exemplos e casos concretos é uma das formas para que os ouvintes possam se identificar com você. Assim, o público visualiza o seu ponto de vista. Isso faz com que o outro seja chamado para a conversa, pois se trata de uma discussão de fatos, não apenas de assuntos do plano das ideias. Nesse momento, linguagem adequada e expressões corporais também contam pontos.

Saiba ainda que há um método diferente de persuasão para cada situação. Quando estiver debatendo em uma reunião de família, não adiantará trazer exemplos científicos para a discussão. A não ser que a sua família seja toda composta por cientistas, você levará a fama de inoportuno e inconveniente. Sendo assim, utilize exemplos mais próximos daquela realidade.

E aqui a simplicidade, mais uma vez, é a dama de vermelho. O outro precisa compreender o seu discurso e isso ocorre somente fse a sua comunicação for simples. As palavras rebuscadas, os termos científicos ou mais complexos você deixa para os indivíduos pedantes ou se tiver discutindo com um deles. Caso contrário, atraia pela simplicidade e ganhe adeptos.

 Se você que se tornar um mestre em persuasão e Poder de Convencer e Influenciar Pessoas Com 10 Simples e Poderosas Estratégias, Veja Nesse Link

Espero que tenha ajudado esse artigo. Se te ajudou então compartilhe! Quem sabe será útil para os seus amigos também.

Qualquer dúvida deixe um comentário.