Como Tirar o Passaporte

Se é sua primeira viagem você deve estar com muitas dúvidas. E uma das principais dúvidas é como tirar passaporte? Bem, se sua viagem é para um dos nossos vizinhos da América do Sul, você conseguira ingressar no país com RG (veja quais), agora se é para outro país você precisa tirar um passaporte.


Pode ficar tranquilo, o processo para emissão de passaporte não é complicado, basta ficar atento a alguns passos do processo e conseguira seu passaporte.

O passaporte é emitido pela Polícia Federal no Brasil o prazo de emissão pode variar conforme o local de atendimento, mas em média de 6 a 14 dias úteis.

A solicitação do passaporte e o agendamento da ida a Polícia Federal é feita pela internet, o que facilita bastante. Veja o passo a passo de como tirar o passaporte:

Como tirar passaporte

1º Passo – Para preencher o formulário de solicitação do passaporte tenha os seguintes documentos em mãos:

  • Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento;
  • Título de Eleitor (maiores de 18 anos) e comprovantes que votou nas 2 últimas eleições (ou declaração da Justiça Eleitoral que está quite com as obrigações eleitorais);
  • Certificado de Reservista (para homens de 18 a 45 anos);
  • Passaporte anterior, quando houver (válido ou não).

Se tiver dúvidas sobre a documentação, você pode encontrar a lista completa no próprio site da Polícia Federal.

2º Passo – Com os documentos em mãos, acesse a página de Requerimento do Passaporte (para brasileiros).

3º Passo – Na página de nova solicitação de passaporte você deve preencher seus dados e documentos.

cadastro-de-dados-para-passaporte

4º Passo – Em local do atendimento você deve escolher qual posto da PF irá comparecer para apresentar a documentação.

local-de-atendimento-passaporte

5º Passo – Após o preenchimento de todos os dados, o site irá gerar o GRU (Guia de Recolhimento da União) que deverá ser paga dentro da data de validade. O valor da taxa de emissão de passaporte é de R$ 257,25 (valor da data em que esse artigo foi publicado).

protocolo-gru-do-passaporte

6º Passo – Depois você deve comparecer ao Departamento de Polícia Federal escolhido por você junto dos documentos necessários originais (veja o item 1), GRU paga e o comprovante de solicitação do passaporte.

Não é preciso levar foto, pois será tirada na hora.

Algumas unidades da DPF é necessário solicitar o agendamento eletrônico da ida a Polícia Federal para isso acesse a página de Agendamento de Atendimento.

agendamento-do-local-passaporte

Após ir no Departamento de Polícia Federal é só aguardar a confecção do novo passaporte.

Andamento do pedido e retirada

É possível consultar o andamento do pedido do passaporte pela internet. Para isso acesse a página de Consulta de Andamento. Para acessar a consulta você deve estar com o número de protocolo e o CPF.

consultar-andamento-passaporte

Para retirar o passaporte, o titular deve comparecer pessoalmente no horário e local indicados. É preciso levar o documento de identidade e assinar o recibo.

Dúvidas frequentes

O que é e para que serve o passaporte?

O passaporte é o seu documento de viagem emitido pela Polícia Federal.  Ele vai servir para você conseguir ter acesso na maioria dos países que pretende viajar.

Sou menor de idade posso retirar o passaporte?

No caso de menor de 18 anos, será exigida autorização expressa de ambos os pais ou do responsável legal. O menor –  obrigatoriamente – deverá estar presente no momento do requerimento do passaporte. Para mais informações sobre a documentação necessária veja essa página.

Qual a validade do Passaporte?

A validade atualmente é de 10 anos, tanto para tirar como para renovar o passaporte. Depois do período de validade você deve solicitar um novo documento.

Quanto custa para tirar o Passaporte?

O valor atual da taxa de emissão do passaporte é de R$ 257,25 que deve ser paga por meio de uma guia chamada GRU (Guia de Recolhimento da União).

Preciso levar foto no dia do atendimento?

Não é necessário levar foto. Você tirar a foto no dia. Então, prepare seu visual no dia.

Preciso de passaporte para visitar os países da América do Sul?

O passaporte não é obrigatório (com exceção das Guianas) para conhecer qualquer país da América do Sul. Você pode viajar só com RG para Argentina, Uruguai, Paraguai, Equador, Chile, Peru, Bolívia, Colômbia e Venezuela. Lembrando que o RG precisa estar em bom estado e você tem de estar reconhecível na foto. Há quem diga que o documento necessita ser novo, ou seja, ter no máximo 10 anos desde sua emissão.

Tem mais dúvidas? Você pode ligar para o número 194 ou acessar a página de Dúvidas Frequentes no site da Polícia Federal.

Espero que esse artigo tenha ajudado a conseguir retirar o passaporte. Para qualquer dúvida deixe um comentário abaixo.