Como usar fraldas reutilizáveis

As fraldas descartáveis são um grande problema ambiental. Para fabricar uma fralda descartável é necessário utilizar muita água e energia e é preciso ainda papel e plástico, o que significa que a produção deste tipo de fraldas envolve a derrubada de milhares de árvores e o uso de petróleo, um recurso não-renovável. Um bebê pode usar, até aos 2 anos de idade, uma média de seis mil fraldas. O destino destes milhares de fraldas é, normalmente, o lixo comum, o que significa que o aterro sanitário será o último destino de todas as fraldas utilizadas pelas nossas crianças. Cerca de 2% de um lixão é composto por fraldas descartáveis e cada uma delas pode demorar 500 anos até se decomporem totalmente. Felizmente, as pessoas estão cada vez mais conscientes da necessidade de proteger o ambiente e começam a utilizar alternativas mais amigas da Terra. As fraldas reutilizáveis são uma opção muito boa para o ambiente e também para a pele dos bebês. No entanto, ainda existe muita desconfiança relativamente à eficácia, manuseio e preço destes itens. No artigo de hoje, vamos explicar para você como usar fraldas reutilizáveis!


  • Número de fraldas necessário
  • Como lavar as fraldas
  • O que fazer em caso de fugas
  • Qual a poupança em usar fraldas reutilizáveis
  • Modo de armazenamento das fraldas
  • Cuidado com a utilização de cremes

    Veja também: Como Fazer um Chá de Bebê Inesquecível

    Número de fraldas necessário

    Esta é uma das questões que mais preocupa as mamães que optam por utilizar este tipo de fralda. Se pretender utilizar apenas fraldas reutilizáveis, vai precisar de 20 unidades. Deste modo, vai ter sempre algumas em uso e outras tantas para lavar.

    Como lavar as fraldas

    O ideal é lavar as fraldas com temperatura alta e com uma boa dose de detergente, para que todos os resíduos sejam eliminados. Uma fralda reutilizável “sobrevive” a cerca de 800 lavagens, pelo que é fácil de perceber que pode muito bem aproveitá-las para um segundo e terceiro filhos! Para secar, não aconselhamos a máquina de secagem, pois além de ser prejudicial para a qualidade das fibras, gasta uma enorme quantidade de energia. O ideal é secar ao sol. Caso não seja possível, coloque a secar num local bem ventilado.

    O que fazer em caso de fugas

    Existem muitas marcas boas de fraldas reutilizáveis, pelo que a ocorrência de fugas é cada vez menos provável. No entanto, é necessário verificar se o absorvente já está demasiado cheio. Se estiver, significa que o bebê precisa de uma fralda com maior absorvência. As fugas são mais comuns nos bebês com cerca de 2 anos e isso é um sinal de que chegou o momento de iniciar o desfralde! Para dormir, aconselhamos capas de lã merino. Este tipo de material evita fugas e mesmo que estas ocorram, a lã absorve-as completamente e o bebê não fica húmido. Esta é uma das principais razões pelas quais as fraldas reutilizáveis evitam muito as comuns assaduras no rabinho!

    Qual a poupança em usar fraldas reutilizáveis

    Existem diversos estudos que mostram que as fraldas reutilizáveis permitem economizar cerca de 700 reais desde o nascimento até ao momento do desfralde, isto se compararmos com a despesa das fraldas descartáveis.

    Modo de armazenamento das fraldas

    Cada família terá, certamente, o seu método de organização, mas deixamos aqui a nossa sugestão! Mantenha todas as fraldas numa só zona, juntamente com toalhitas e balde das fraldas sujas. É muito mais prático do que ter as coisas espalhadas. Arrume as fraldas preparadas já com o absorvente nos bolsos. Na hora de utilizar será bem mais rápido! Por fim, tente separar as fraldas: fraldas de dia num monte, fraldas de noite em outro monte, fraldas para usar na creche noutro monte! Assim, quando necessitar de trocar de fralda a meio da noite, será mais fácil usar a fralda certa!

    Cuidado com a utilização de cremes

    Não é aconselhável utilizar cremes com fraldas reutilizáveis. Se precisar mesmo de o fazer, deve proteger a fralda com um forro de papel biodegradável.

    As fraldas reutilizáveis são cada vez mais utilizadas. São melhores para a pele do seu bebê e são muito melhores para o ambiente. Como existem cada vez mais utilizadores deste tipo de fraldas, conseguirá encontrar facilmente experiências e dúvidas semelhantes às suas em fóruns e blogs. O seu bebê vai crescer e precisa de uma casa para morar! A casa de todos nós é o planeta Terra, por isso é nossa responsabilidade cuidarmos bem dele no presente para que o futuro seja melhor para todos!