7 Dicas para planear uma viagem de modo independente

Quando pensamos em fazer uma viagem, surge-nos sempre a questão: devo fazer tudo sozinho ou devo contratar uma agência de viagens para tratar de todas as questões? Consideramos que não há uma resposta certa e universal para esta pergunta, pois tudo depende do local da viagem, do que se pretende fazer no destino e da própria personalidade do viajante: se gosta de se aventurar e tratar das coisas por si mesmo ou se prefere que lhe entreguem o trabalho todo feito! Nenhuma das opções é errada mas, no artigo de hoje, deixamos-lhe as 7 dicas +principais para que saiba como planear uma viagem de modo independente!


Como preparar uma viagem sozinho

Escolha do destino

Parece meio óbvio começar por aqui, mas a verdade é que a escolha do destino é fundamental. Isto porque não aconselhamos que planeie uma viagem de forma independente para locais pouco civilizados ou completamente diferentes da cultura a que está habituado. Nessas situações, o melhor é contar com o conhecimento de uma agência de viagens. Para viajar de forma independente, o ideal é ir para um destino que tenha bons transportes e bons cuidados de saúde e onde você consiga entender o idioma. Durante o processo da escolha do destino, deve pesquisar na Internet de forma intensa, em blogs de viagens, grupos de Facebook e fóruns de discussão. Assim, você já ficará a conhecer um pouco daquilo que vai encontrar no local.

Comprar as viagens de avião

Após escolher o destino, o próximo passo é comprar a viagem de avião. Aconselhamos que faça essa compra rapidamente pois assim não terá tempo para mudar de ideias. A compra deve ser feita com alguma antecedência, pois por norma quanto mais perto da data da viagem comprar os bilhetes de avião, mais caros eles serão. Aconselhamos a que faça a sua pesquisa de preços em motores de busca de voos, como o Skyscanner ou Momondo.

Simplifique as coisas

Por vezes, complicamos as viagens com a ânsia de ver o máximo possível. Esse é um dos principais erros cometidos, porque se você encher demasiado os seus dias não vai conseguir aproveitar nada. Existem atrações turísticas e monumentos que exigem algum tempo para a sua visita, por isso pesquise também que meios de transporte precisa de usar para chegar no local e saiba quanto tempo dura, em média, uma visita.

Compre online tudo o que puder
A Internet facilitou muito as viagens, uma vez que permite comprar com antecedência ingressos para museus e outras atrações. É uma boa ideia comprar online tudo aquilo que você conseguir, pois vai poupar imenso tempo no local e terá uma viagem mais bem organizada.

Saiba também: Como Funciona as Milhas no Cartão de Credito

Faça um seguro de viagem

Muitas vezes, as pessoas avançam este passo, mas a verdade é que é um dos mais importantes. Se você perder o seu voo, se a sua bagagem se perder ou se tiver algum tipo de acidente, o seguro cobre a maior parte dos gastos. Esse seguro é obrigatório se você for viajar para bem longe de casa! Assim, mesmo que as coisas não corram da melhor forma, facilmente irá contornar a situação pois estará protegido.

Atenção com a bagagem

Quando vamos de férias, sentimos necessidade de levar coisas que nem usamos no nosso dia-a-dia! As companhias aéreas costumam ser bastante exigentes com os pesos e dimensões da bagagem. Se considera que precisa realmente de levar muitas coisas, o melhor é comprar mala de porão, pois assim estará mais descansado e não terá surpresas na hora de embarcar!

Reserva de hotel
Aconselhamos sempre que fique num hotel ou num hostel devido à segurança. Por vezes, encontramos preços muito apelativos de casas, mas a verdade é que não sabemos o que iremos encontrar nem se é um local seguro. Por isso, o melhor é reservar sempre um quarto num hotel, de preferência no centro da cidade que você quer conhecer, pois isso permite que poupe algum dinheiro em transportes. Para ser uma situação perfeita, deverá escolher um local que tenha uma cozinha partilhada, pois desse modo pode também economizar nas refeições! Aconselhamos que registe um hotel no Booking ou Hoteis.com

Boa viagem!

Saiba também: Como Tirar o Passaporte