Como Declarar Imposto de Renda 2018 – Passo a Passo Simplificado

Com o ano iniciando, muitas pessoas já começam a se preparar para fazer a declaração do imposto de renda. O problema é que algumas pessoas ainda tem dificuldade de fazer a sua declaração. Se você é uma delas, não se preocupe, pois nesse post você vai aprender como declarar imposto de renda e garantir que a sua movimentação financeira no ano que passou esteja dentro dos padrões legais.


Embora pareça complicado, o procedimento para declarar o imposto de renda é bem mais fácil do que você imagina.

Como fazer declaração do imposto de renda

Confira a seguir o passo a passo que montamos para você aprender como declarar imposto de renda de um jeito simples e prático.

1. Reúna comprovantes e documentos

A primeira coisa que você deve fazer para saber como declarar imposto de renda é reunir os documentos com informações importantes sobre o seu rendimento e movimentação financeira no ano anterior.

Uma boa dica é começar pelos comprovantes de rendimentos que detalham os valores recebidos no último ano.

Por exemplo, o informe fornecido pelo empregador contém dados como contribuições ao INSS, salários recebidos e o Imposto de Renda na fonte. O informe do banco, por sua vez, fornece o saldo em conta e rendimentos de investimentos. Ambos têm que ser entregues até fevereiro. Caso não tenha os recebido, solicite os informes contatando sua empresa.

Você também deve reunir os comprovantes das despesas que podem ser deduzidas, como gastos com consultas médicas, faculdades e escola. Além disso, reúna os comprovantes da compra de bens como veículos e imóveis.

2. Faça o download do programa gerador da declaração

O programa gerador da declaração pode ser baixado no próprio site da Receita Federal. É através dele que os contribuintes apresentam os dados que posteriormente serão enviados para o Fisco.

3. Preencha os dados nas fichas

Informe todas as suas dívidas, despesas e rendimentos do último ano no programa, além da posse de bens pertencentes ao seu patrimônio até o dia 31 de Dezembro. Tais informações devem ser inseridas nas fichas localizadas do sistema do IR.

Para saber como declarar imposto de renda é preciso que também tenha atenção e veja onde os valores devem ser inseridos, pois existem fichas diferentes. Por exemplo, os salários são adicionados em “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”. Depois de abrir a ficha, selecione o ícone “Novo” e informe os dados requisitados pelo sistema.

4. Selecione o modelo de declaração: completo ou simplificado

Após preencher seus dados, selecione seu modelo de tributação da declaração, no quadro do lado esquerdo, no canto inferior do programa.

Caso seu modelo seja a declaração simplificada, os rendimentos tributáveis serão abatidos em 20%, limitado a R$16.754,34. Por outro lado, as deduções da declaração completa são realizadas uma a uma. Não se preocupe caso tenha dúvidas, pois o próprio sistema mostra qual o modelo mais vantajoso para você.

5. Envie sua declaração

Fique atento quanto ao prazo do envio da declaração, e baixe o programa Receitanet para enviá-la para a Receita, pela internet. Depois de enviar a declaração, será gerado um recibo de entrega. Recomendamos salvar este recibo, ou imprimir e guardá-lo em algum local onde não tenha o risco de perdê-lo.

Esse documento será importante para possíveis correções do formulário, ou para a importar os dados das declarações anteriores. Caso houver algum imposto para pagar ao finalizar a declaração, o sistema emitirá o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) e indicará o valor.

O pagamento pode ser realizado em até 8 vezes, com juros, tendo como vencimento o último dia útil do mês. Também é possível pagar em uma conta única até o dia estipulado.

6. Retifique a declaração em caso de erros

Já enviou a declaração mas percebeu que inseriu algum dado errado? Não se preocupe, pois você consegue alterar as informações através da declaração retificadora.

Para isso, abra o sistema da declaração original que quer corrigir e selecione “Declaração Retificadora” em baixo da opção “Que tipo de declaração você deseja fazer?”. Logo após, basta informar o recibo da declaração quer será retificada e alterar o dado que quer corrigir.

Veja também: Como consultar o FGTS através do CPF

Após fazer as devidas alterações, só é preciso enviar a declaração retificadora da mesma maneira que enviou o formulário original.

E então, aprendeu como declarar imposto de renda? Deixe o seu comentário e compartilhe conosco as suas dúvidas sobre esse assunto.