Como deixar de ser Pessimista – 7 Dicas Essenciais

Todos nós sabemos que vale mais ser positivo e otimista, pois existem estudos que comprovam que pensamento positivo atrai coisas boas para as nossas vidas. No entanto, existem pessoas que por mais que se esforcem nunca conseguem ver o lado bom das coisas: para elas, o copo está sempre meio vazio! O problema ainda nem apareceu e a pessoa já está pensando em tudo o que pode correr mal. Ser pessimista não é uma coisa boa. Causa estresse, causa preocupação excessiva e, em casos mais extremos, pode até causar problemas de saúde. Por isso mesmo, preparamos esse artigo onde deixamos 7 dicas super bacanas.


Como deixar de ser pessimista

1.Aprenda a gerir as suas expetativas

Pessoas que esperam demasiado das outras pessoas têm tendência maior para serem pessimistas. Quando acreditamos que alguém terá uma atitude boa em relação a nós e depois a pessoa acaba por nos desiludir, no futuro seremos muito desconfiados e olharemos sempre com pessimismo para tudo. Não crie demasiadas expetativas em relação a nada. Acredite sempre que vão acontecer coisas boas, mas não deposite todas as suas energias e esperanças numa só situação.

veja também: Dicas para combater o estresse e fadiga diária

2.Seja grato

Por muito ruim que uma pessoa se esteja sentindo, ainda assim existem coisas boas pelas quais ser grato. Você que está lendo este artigo, está vivo! Só por isso pode sentir-se um pouquinho feliz. Quando sentir que uma “onda” de pessimismo está tentando afundar você, pense em todas as coisas boas que tem, seja um bom emprego, uma casa segura e confortável, uma família unida ou o carro esportivo com que você sempre sonhou. Se for preciso, escreva uma lista com todas as coisas boas que tem na sua vida. O importante é direcionar os seus pensamentos para as coisas boas que existem no mundo!

4.Afaste-se das pessoas que só reclamam

Nós absorvemos muitas coisas da personalidade das pessoas com quem mais lidamos e há autores que defendem que a nossa personalidade tem como reflexo as características principais das 5 pessoas com quem mais nos relacionamos no nosso dia-a-dia. Assim, se você é por natureza uma pessoa pessimista, deve rodear-se de pessoas positivas e otimistas que conseguirão extrair pensamentos bons do seu interior. As pessoas muito pessimistas e que só reclamam da vida vão fazer com que o seu lado pessimista também se manifeste de forma constante, o que será prejudicial para você!

5.Evite comparar a sua vida com as dos outros

É muito fácil sentirmos inveja das outras pessoas. Atualmente, com a exposição das nossas vidas nas redes sociais, a sensação que temos é que todas as pessoas têm uma vida perfeita. Todas as pessoas exceto nós! Na verdade, ninguém tem uma vida perfeita e cada um só publica o lado bom da sua vida e aquilo que quer mostrar. Por isso, pare de se comparar com os demais. Não tem mal que o seu vizinho ganhe mais dinheiro do que você. Não tem qualquer problema em ser solteiro. Não faz mal que o seu carro seja menos potente que o carro do seu irmão! Todas as pessoas têm os seus problemas e os seus momentos menos bons. Se estiver constantemente a comparar a sua vida com as vidas dos outros, vai sentir-se mal e a tendência será pensar sempre que os outros estão muito melhor que você. E garantimos que em muitos casos isso está totalmente longe da verdade!

6.Tenha um estilo de vida saudável

Mente sã em corpo são: a frase é antiga, mas continua atual! O exercício físico ajuda a melhorar o nosso humor, devido à endorfina que se produz durante a atividade física. Assim, a chave por ter uma mente saudável e relaxada passa também pela saúde do nosso corpo. Adote um estilo de vida saudável, em que o exercício físico faça parte da sua vida diária. Não é preciso ir todos os dias na academia se isso não lhe der prazer. Basta fazer uma caminhada todos os dias depois de jantar, por exemplo. A par disso, a alimentação também é muito importante. Os doces são conhecidos por melhorar a nossa disposição, mas o seu efeito tem uma duração muito reduzida, por isso, deixe de comer doces de cada vez que se sentir frustrado! Assim, o aconselhável é ter uma alimentação equilibrada, onde come um pouco de tudo, mas sem exageros!

veja também: Melhores exercícios para reduzir o colesterol

7.Em caso de dúvida, sorria!

Estudos comprovam que sorrir ajuda a mente a sentir-se otimista e relaxada. Por isso, mesmo quando tudo parecer perdido, sorria! Encontre formas de se sentir mais feliz: veja uma comédia, leia um livro de auto-ajuda ou dê um passeio ao ar livre. O importante é que encontre atividades que o façam sorrir, pois isso vai ajudar a afastar os maus pensamentos!

Esperamos que as nossas dicas sejam úteis para a sua vida e que com o passar do tempo consiga ter uma visão mais positiva das coisas. Ninguém disse que a vida era fácil, mas ainda assim vale a pena viver! E se vivermos com otimismo e com um olhar positivo sobre o mundo, será mais fácil vencer as adversidades que surgem no caminho!