Como Saber se uma Conta do Instagram é Falsa (Fake)

Quem tem uma conta Instagram sabe o quanto é complicado lidar com os famosos “fakes” que costumam importunar com spans ou mesmo apresentarem algum risco para quem acredita na autenticidade delas.


Apesar de ser ilegal, é muito comum se deparar com quem tenta se passar por outra pessoa nas redes sociais. E nem os famosos ficam livres disso.

Mas, como identificar uma conta Instagram fake? Será que existem formas de fazer isso sem errar?

A boa notícia é que sim! É possível descobrir uma conta instagram falsa e neste artigo iremos te contar como fazer isso.

Acompanhe nossas dicas!

Dicas para saber quando uma conta Instagram é fake

Dica nº1: Analise os Spans

Quando um usuário repete as mesmas mensagens em uma conta Instagram, é preciso ficar atento. Note se ele muda os comentários, os links e até mesmo as fotos que publica no aplicativo.

O mesmo vale para menções: se o usuário suspeito começar a te mencionar sem ter qualquer vínculo ou relação com você, é preciso ficar com os olhos abertos.

Se perceber que se trata de um Fake, o exclua e bloqueie na hora.

Dica nº2: Celebridades

Diferente das contas comuns, os usuários falsos de celebridades podem ser facilmente identificados. Isso porque as contas dessas pessoas possuem verificação.

Sabe aquele selo azul que aparece ao lado da foto de empresas e celebridades muito famosas? Ele significa que a conta foi verificada e se trata de uma conta Instagram verdadeira!

Dica nº3: Pesquise no Google

conta instagram

Conheceu alguém pela internet que tem tudo para ser sua alma gêmea mas bateu aquela suspeita de que se tratava de uma conta Instagram falsa?

A solução é simples: use a foto que ela te mandar como pesquisa no Google e verifique se há mais perfis com essa mesma imagem e, se tiver, desconfie imediatamente.

Uma boa dica é pedir acesso à webcam, evitando que pessoas mal intencionadas tenham acesso à sua vida particular. E, mesmo assim, procure ser prudente ao passar informações a quem você não conhece direito.

Dica nº4: Use um aplicativo que verifica a regularidade de postagens e acessos

Existem aplicativos que rastreiam uma conta Instagram para verificar se ela possui atividade regular ou se está inativa há muito tempo.

Isso ajuda muito na hora de perceber quais são falsas e quais são verdadeiras. Nem sempre uma conta falsa deixará de postar, mas é bastante comum que isso aconteça, já que os fakes costumam usar vários perfis aos mesmo tempo.

Veja também: Como conversar em particular no Intagram

Sempre desconfie de quem posta muitos spans nas redes sociais e quem tem uma conta Instagram suspeita, recheada de links ou pedindo muitos seguidores.

Pessoas reais também costumam marcar seus amigos e serem marcadas por eles ou pela família. Portanto, essa é mais uma dica para perceber se o perfil é ou não falso.

Tenha cuidado sempre com a troca de informações e evite dar dados como endereço, telefone residencial e informações como local de trabalho e de estudo, por exemplo.

Mesmo que as redes sociais sejam ótimas para conhecer pessoas novas, é preciso prudência e cautela assim como na vida offline.