Como Desembaraçar o Cabelo

Pentear o cabelo pode ser uma verdadeira tortura para algumas mulheres. Os cabelos finos ou cacheados têm tendência a formar nós que podem ser dolorosos de quebrar. Mas mesmo um cabelo que parece simples de pentear pode na verdade ser bastante trabalhoso. Cada cabelo é único e a sua estrutura, densidade e volume fazem com que mesmo o cabelo que parece mais simples de pentear, seja bastante difícil de desembaraçar. Além disso pode ser difícil fazê-lo sem danificar ou partir o cabelo. Felizmente existem truques para ajudar a travar este problema de uma forma eficaz e sem estragar os seus cabelos. Confira estas dicas e tenha um cabelo bonito e sedoso desembaraçado.


Não o faça com o cabelo molhado

lavar-cabelo

Grande parte das mulheres aproveita a hora do banho para tirar os nós ganhos ao longo do dia. Ora isso é um erro grave e pode estragar e partir o seu cabelo. A água torna o cabelo mais elástico, logo mais propenso a partir. Por isso a escovagem deve ser feita antes e não durante o banho.

No entanto, se o cabelo estiver mesmo muito embaraçado, comece por separar os principais nós antes do banho. Durante o banho, aplique um pouco de creme e tente desembaraçar com os dedos, mas sem fazer muita força. Pode usar um pente largo para ajudar a desembaraçar.

Veja também: Como fazer hidratação no cabelo

Seque normalmente penteando suavemente, finalizando o processo. Pode usar um creme de pentear mas não abuse na quantidade principalmente se tiver o cabelo oleoso. Pode usar um óleo com base vegetal, para auxiliar o processo, mas evite usar silicones com base mineral.

Desembarace-o das pontas para as raízes

escova-cabelo

As pontas são onde se concentra a maioria dos nós. Além disso, começar pelas pontas ajuda a evitar quebras, desde que sejam aplicados movimentos suaves. Por isso, penteie sempre debaixo para cima. Separe o cabelo em várias mechas e vá desfazendo os nós aos poucos, até que seja capaz de correr a escova sem ela ficar presa. Se fizer ao contrário vai acabar por arrastar os nós todos para as pontas, tornando-se mais difícil de os desfazer.

Veja também: Como fazer o cabelo crescer mais rápido

Dê um descanso ao seu cabelo

cabelo-danificado

A prevenção é o melhor, e as colorações, o uso em excesso de produtos de embelezamento, alisamentos, e qualquer tratamento químico, tornam o cabelo propenso a quebrar. Ele fica mais frágil pelo que se puder dar um descanso ao seu cabelo, isso vai ajuda-lo a recuperar corpo e força, para além de ficar mais bonito e brilhante. Se já tem tratamento químico, o uso de creme e máscara ajuda a manter o cabelo saudável por isso faça uso adequado dos produtos que mais se adequam ao seu cabelo. Mantenha sempre as pontas hidratadas pois isso ajuda a mante-lo forte.

Use uma escova adequada

escova-tangle-teezer

Na hora de pentear convém fazê-lo com o material adequado. Uma escova do tipo raquete com bolinhas nas pontas das suas cerdas, ou uma escova desembaraçante é o ideal. Esta última é feita com cerdas de tamanhos diferentes que são posicionadas de forma geometricamente estratégico, o que é excelente para desembaraçar os fios, sem danificá-los. Outras escovas e pentes não adequados poderão prender demasiado o cabelo e parti-lo ou danifica-lo.

Veja também: Como usar azeite de oliva no cabelo

E por último, tenha paciência. Desembaraçar um cabelo comprido pode ser uma tarefa cansativa. É preciso fazer todo o processo o mais suavemente possível, e tentar manter o cabelo tratado e livre de nós. Por isso repita o processo sempre que necessário evitando escovagens dolorosas e pouco saudáveis para o cabelo.