8 Conselhos Rápidos para um Fígado mais Saudável

O fígado é um dos órgãos mais importantes e maiores do corpo humano. Ele desempenha um papel essencial na metabolização de nutrientes assim como na limpeza de substâncias toxicas ao organismo.

O que pode fazer para melhorar a saúde do fígado?

O fígado e um órgão vital para o organismo humano. Manter um fígado saudável é um fator chave para o bem estar físico e mental. O bom funcionamento do fígado reflete-se não só a nível interno como externo através da pele.

1. Cortar com o tabaco e o café e álcool

Eles contém substancias químicas nocivas que provocam um stress desnecessário às funções hepáticas.

2. Beba mais água

Um modo muito simples de desintoxicar o fígado é tomando dois litros de água por dia, desse jeito, o órgão permanecerá bem hidratado, o que proporcionará uma regeneração muscular. Além de fazer com que o fígado filtre uma maior quantidade de substâncias nocivas, se beber a quantidade de água adequada.

3. Comer comidas orgânicas

Os produtos não orgânicos muitas vezes contêm substâncias químicas como pesticidas, hormonas ou antibióticos que se tornam mais difíceis de processar transformando-se por isso numa carga extra para as funções hepáticas.

4. Durma mais

É durante o sono profundo que o fígado inicia o seu processo de limpeza do organismo. Deitar cedo e sempre à mesma hora é a melhor forma de ajudar o fígado a estabelecer o seu ciclo de rotina diária de desintoxicação.

O sucesso da função hepática durante a noite fa-lo-à também sentir-se melhor ao acordar.

5. Utilize os benefícios das ervas naturais

O chá de raiz de dente de leão é tido como um bom ajudante na regeneração das células do fígado, assim como um estimulante do funcionamento renal.

6. Aumente o consumo de legumes verdes

Principalmente legumes de folha como os espinafres. Estes ajudam a balançar a acidez do organismo assim como a melhorar a textura e brilho da pele.

7. Coma mais abacate

O abacate promove a saúde do fígado através do seu composto glutationa que não só combate o envelhecimento como promove o rejuvenescimento celular protegendo o fígado contra toxinas e potenciando o seu poder de limpeza.

8. Raiz de cúrcuma

A cúrcuma, tumérico ou gengibre amarelo é um poderoso adjuvante na saúde do fígado protegendo-o de danos causados por substâncias toxicas e ativando a regeneração das células danificadas.

Dica extra para desintoxicar o seu fígado!

Beba um sumo verde em jejum logo pela manhã!

Ingredientes: 1 maça, 1 pepino, folhas de espinafre, aipo ou outro vegetal folhoso verde que tenha em casa, 1 cenoura e uma rodela de limão sem casca. Opcionalmente pode também adicionar beterraba, kiwi, pêra, papaia/mamão, um pouco de gengibre em pó e uma colher de sobremesa de Spirulina em pó.

ConfecçãoJunte todos os ingredientes numa liquidificadora até obter o sumo.

Sinta-se bem, saudável e com saúde.

Veja também: 

Como fazer sucos para limpar o fígado

15 Sinais que podem indicar problema no fígado

Alimentos que são ruins para o fígado