7 Dicas para um croché perfeito

Longe vai o tempo em que as pessoas pensavam que o croché era uma coisa de avozinhas que não tinham mais nada que fazer. Hoje em dia, o croché é visto como uma arte, uma forma de expressão que tem conquistado fãs de todas as idades. Além de resultar em peças únicas e bonitas, fazer croché acalma e alivia o stress do dia, é um ótimo hobby para você que trabalha toda a semana e vive correndo e ainda existe gente que ganha muito dinheiro fazendo crochê a partir de casa.


7 dicas para que consiga peças de croche perfeitas! Confira as nossas dicas!

Escolha bem a agulha e a linha

Parece um conselho básico, mas a verdade é que existem diversos tipos de linhas e de agulhas e uma escolha errada vai ter um impacto negativo no resultado final. As agulhas podem ser de plástico, de aço, de madeira, de alumínio ou de borracha. Deve escolher o tipo de agulha que seja mais confortável para as suas mãos. Os tamanhos podem variar de 0,5 mm até 10 mm e o tamanho deve ser escolhido de acordo com a peça que pretende criar. Se for criar uma peça com muitos detalhes, deve escolher uma agulha mais fina. Para quem é principiante, o aconselhável é apostar em linhas finas, pois são mais fáceis de trabalhar. Para conseguir pontos mais apertados (e esteticamente mais agradáveis), deve optar por um fio mais grosso e uma agulha mais fina.

Faça uma corrente de croché

Todos os trabalhos de croché começam com o ponto correntinha, que é conhecido por “corr” nas receitas em português e por “ch” nas receitas em inglês. Comece por formar um nó com mobilidade ao redor da agulha e dê a volta com a linha, passando pelo laço que o nó fez. O pedaço de fio que foi puxado está todo enrolado na agulha e você pode ir puxando diversas laçadas através dele. Se você está começando, o ideal é praticar este ponto durante 15 minutos por dia. Quando você conseguir fazer pontos sem apertar e sem soltar demais, significa que está pronto para começar a trabalhar a sério na peça que quer criar!

Use linha de espessura suave apenas se for pró em croché

A linha de espessura suave precisa de ser utilizada nos trabalhos mais delicados e envolve uma grande precisão e atenção ao detalhe. Se você cometer um erro por mais pequenino que seja, ele vai sair evidenciado no resultado final. Por isso, a linha de espessura suave só deve ser usada por quem já tem uma grande experiência a fazer croché, caso contrário o resultado final poderá ser desastroso!

Não descure o peso da linha

Se a linha for muito pesada para a peça que quer criar, o resultado final não vai ser bom. Assim, é necessário que escolha uma linha que tenha exatamente o peso indicado na receita ou tutorial. Se escolher uma linha muito leve, vai ser necessário dar muitos pontos para conseguir o resultado apresentado.

Seja paciente

O croché é uma arte que exige paciência, ponderação e muita calma. De nada serve começar a criar uma peça e desejar acabá-la o quanto antes, pois nesta arte a pressa é realmente inimiga da perfeição. Para ajudar a alcançar um estado de espírito mais equilibrado e relaxante, escolha um local sossegado e sem ruídos incomodativos, que tenha uma temperatura ambiente agradável e pode colocar uma música calma de que goste, como música clássica, por exemplo.

Procure inspiração

Se você é uma pessoa criativa, deve rodear-se de inspirações para estimular e aprimorar o seu sentido de estética. Leia revistas de arte, veja tutoriais de croché e passe algum tempo no Pinterest. Esta rede social tem vindo a ganhar cada vez mais importância e lá você poderá encontrar muitos materiais relacionados com croché.

Pratique muito

Esta arte só se vai aprimorando com a prática, por isso você deve aproveitar todos os momentos para praticar mais um pouco. Num dia de sol poderá praticar num jardim ou num parque ao ar livre, se tiver que ir a. uma consulta ou a outro local em que tenha que esperar, aproveite e faça croche. O croche vai ajudar a que fique mais calmo e vai estimular o seu cérebro!

O croche voltou a estar na moda e é praticado por jovens, velhos, mulheres e homens! Até as crianças gostam de croche e você deve incentivar a prática desta arte, pois ajudará a estimular a mente e a ganhar sentido crítico!

Se procura aprender rápido a fazer um croché perfeito, clique na imagem em baixo: