Causas da Dor no Lado Esquerdo das Costas

Sentir dor no lado esquerdo das costas é algo comum e inevitável. Se você nunca teve, provavelmente um dia terá.


Esse indesejável desconforto impede que a pessoa se movimente bem e deixe de fazer as suas atividades do dia a dia.

É importante ressaltar que antes de qualquer medicação ou tratamento você deve procurar um médico especialista para uma orientação correta.

Mas se já não suporta as dores e deseja saber o que está provocando a dor no lado esquerdo das costas para providenciar um alivio temporário, ou mesmo para garantir um tratamento adequado a longo prazo, recomendo que leia esse post na integra.

Nesse post você vai conhecer as principais causas da dor no lado esquerdo das costas e a partir dessas informações poderá ir em busca do cuidado mais adequado para o seu problema.

Quando a dor no lado esquerdo das costas deve ser algo alarmante

Caso você sinta uma dor muito forte, acompanhada de perda de peso sem explicação, dor no peito, febre, dormência genital e perda do controle da bexiga e do intestino, procure um médico imediatamente.

Se a dor for de intensidade fraca, observe a sua evolução. É importante também identificar a posição correta da dor e prestar atenção na ocorrência dela.

Fique atento aos pequenos detalhes, pois eles são muito úteis para obter um diagnóstico correto sobre a dor no lado esquerdo das costas que está sentindo.

Causas da dor no lado inferior esquerdo

As causas da dor abdominal no lado inferior esquerdo podem ser as mais diversas, mas dentre as principais é possível citar:

  • Apendicite;
  • Endometriose;
  • Infecção renal;
  • Cálculo renal;
  • Gravidez ectópica;
  • Diverticulite;
  • Cistos nos ovários;
  • Câncer.

Como pode notar, são inúmeras as causas que provocam as dores na região esquerda das costas.

Confira a seguir as principais causas da dor na região superior esquerda das costas e também na região inferior esquerda dessa mesma parte do corpo.

Veja também: Causas da dor no lado direito das costas

Causas da dor no lado superior esquerdo

Agora a dor abdominal no lado superior esquerdo também pode estar ligada a vários fatores e alguns principais são:

  • Angina de peito;
  • Aumento do baço;
  • Gastrite;
  • Ataque Cardíaco;
  • Infecção de rins;
  • Pneumonia;
  • Aneurisma da aorta torácica;

Mas além das causas especificas da dor no lado esquerdo das costas, também é possível identificar aquelas causas que são mais comuns de acontecer. Confira a seguir!

Causas mais comuns

Geralmente as causas mais comuns da dor no lado esquerdo superior da lombar estão ligados a problemas no estômago e baço, e na parte inferior da lombar estão associados aos ovários e reto.

Em outros casos ela pode ter ligação também com problemas no coração, vesícula ou com algum tipo de problema ósseo.

Existem também algumas causas não ligadas a doenças, como algum tipo de prejuízo que possa ter sido causado no local por uma tração ou torção muscular ou uma torção súbita, que pode levar também a entorse dos ligamentos, outra causa não ligada a doenças.

Não podemos descartar também o famoso “mau jeito” nas costas, o clássico “erro de postura”, um levantamento excessivo de peso e até a escolha errada de um colchão.

Tudo isso pode resultar em dor. São coisas que parecem bobas e simples, mas que podem causar um grande problema.

Outras dores em áreas próximas

A dor do lado esquerdo é mais comum do que a do lado direito das costas, mas é importante ficar atento às outras áreas, uma vez que se a intensidade da dor aumentar ela pode afetar o quadril e também a perna.

Sempre é bom lembrar da importância em não se auto diagnosticar e muito menos se automedicar. Fique atento aos sintomas e vá ao médico para que ele possa descobrir o motivo da dor no lado esquerdo das costas e saber como tratá-la!