Como Fazer Gomas Caseiras

Quem não adora poder comer alguns docinhos depois que já finalizou todas as tarefas e a única atividade que falta do dia é se jogar no sofá e ver Netflix? Mas isso precisa ter a companhia de alguma coisa para comer, pode ser pipoca, chocolate ou balinhas e gomas. Quer saber mais? Neste artigo vamos ensinar como fazer gomas caseiras. Confira.


As gomas caseiras além de fáceis de fazer, são deliciosas e podem ser servidas em diversas situações: encontros de amigos, aniversários, para levar para o trabalho, para servir de sobremesa

É notícia boa é que é supersimples fazer gomas caseiras, sendo que existem diversas receitas espalhadas na internet, inclusive com opções mais saudáveis. O toque e o sabor vão depender da sua criatividade na hora de criar as gomas caseiras.

Ingredientes

Além das forminhas, que você pode escolher qualquer desenho ou formato de sua preferência, você vai precisar dos seguintes ingredientes?

  • Gelatina sem sabor: 1 pacotinho
  • Gelatina neutra: 2 pacotinhos
  • 200 ml de água ou leite. Se preferir, pode usar suco também
  • 300 gramas de açúcar (use mascavo se quiser deixar a receita mais saudável)
  • Óleo de girassol para utilizar nas forminhas

Como preparar gomas caseiras

gomas-caseiras

Em uma panela, você vai acrescentar todos os ingredientes que descrevemos acima, menos o óleo de girassol, que deverá ser usado somente nas forminhas.

Acenda o fogão e deixe o fogo baixo, enquanto você vai mexendo e misturando tudo por aproximadamente 10 minutos. Não pare, caso contrário a receita pode grudar na panela e ficar ruim. O ideal é não deixar ferver, por isso, fique atento!

Utilize forminhas de silicone para poder fazer as gomas caseiras. E agora sim, chegou o momento de usar o óleo de girassol para untar. Pegue um pincel e vá espalhando o óleo pela forma.

Hoje em dias há forminhas de diversos desenhos, e caso você for preparar as gomas caseira para aniversário de criança, pode escolher desenhos mais divertidos para compor a decoração da festa.

Hora de passar a conteúdo para as forminhas

forminhas-gomas

Depois que você misturou tudo por 10 minutos aproximadamente, coloque a receita nas forminhas e deixe esfriar por umas 12 horas. Sendo assim, fique atento! Caso você queira fazer as gomas caseiras para algum evento ou festividade importante, prepare tudo com muita antecedência, pois elas demoram um pouco para ficar prontas.

Posso usar formas normais?

Caso você não tenha as forminhas de silicone, pode utilizar as formas normais de gelo mesmo. Mas é claro que se esse for o caso, deixe para criar as gomas caseiras apenas para o seu consumo próprio, em casa mesmo.

Veja também: Como fazer mousse de manga

Finalizando com açúcar

Depois que você esperou as 12 horas para que as gomas caseiras ficassem prontas, é hora de tirar tudo da forma e finalizar a receita. Em um prato, coloque açúcar e vá passando as balinhas em todas as partes. Viu, como é fácil fazer gomas caseiras?

Gomas caseiras saudáveis

Como algumas gomas caseiras tem receitas com bastante açúcar, nem sempre elas são a melhor opção para quem está em dieta ou tratando alguma doença. Mas existem opções de gomas caseiras saudáveis.

Neste caso, você pode utilizar a mesma receita e modo de fazer, optando pela gelatina diet ou sem açúcar.

Não perca mais tempo e coloque já em prática essa deliciosa receita de gomas caseiras, e deixe as crianças felizes com esses docinhos especiais!