Como Fazer Jejum Intermitente – O Jejum dos Famosos

Atualmente, muito se tem ouvido falar sobre o jejum intermitente. Mas você sabe o que é esse jejum e como fazê-lo?


Esse é um dos jejuns queridinhos das famosas, como a Deborah Secco, porém, muitas pessoas não sabem como funciona ou fazem de forma errada.

O jejum intermitente é um jejum que promete fazer a pessoa emagrecer de forma segura e rápida, apenas regulando a quantidade de refeições e horários.

Nesse artigo você vai saber como fazer jejum intermitente. Não deixe de conferir e boa leitura!

O que é jejum intermitente?

Na academia, nos sites de dieta, nos sites de saúde e beleza… está cada vez mais comum ver as pessoas falando sobre esse jejum.

Em resumo, é nada mais do que comer quando se está com fome.

Muitas pessoas querem seguir uma dieta saudável e acabam andando com várias marmitas durante o dia para realizar as refeições.

O objetivo do é resolver esse problema, visto que ele consiste em realizar refeições balanceadas, menos vezes por dia.

O primeiro passo para que você comece a fazer o jejum intermitente, é adequar a sua dieta, tendo como base legumes, verduras, ovos e carne.

Para que o resultado seja ainda mais positivo, é recomendado que você reduza a quantidade de carboidratos e coma mais gorduras boas.

Quando ingerimos muito carboidrato, nosso organismo aumenta a produção de insulina, reduzindo a taxa de glicose no sangue.

Quando isso acontece, a fome logo aparece outra vez. Por isso, daremos uma dica preciosa para você.

Experimente trocar os alimentos normais do dia-a-dia, como feijão, arroz e macarrão, por carne, frango, ovos, legumes e verduras.

Além de ser mais saudável, esse tipo de alimentação te dará mais sustentação, fazendo com que você coma menos e tenha mais disposição.

Dieta do jejum intermitente

Como já disse, o primeiro passo para você seguir a dieta do jejum intermitente, é você adequar a sua alimentação e reduzir os carboidratos.

Quando você começar a fazer isso, vai perceber que a sua fome vai diminuir, e assim, não precisará fazer 6 ou 7 refeições por dia.

O segundo passo é você retirar o açúcar da sua alimentação, seja café, chá, suco ou qualquer outro tipo de bebida.

O ideal é que você tome essas bebidas puras. Se não conseguir, você pode colocar adoçante, mas o recomendado é não colocar nada.

Quando o corpo se acostumar com essas mudanças, automaticamente você vai passar a comer menos. Assim, você poderá iniciar o jejum.

Isso porque o seu corpo já vai usar a quebra de gordura de reserva para criar energia.

Passo a passo de como jejuar

O método mais utilizado do jejum intermitente, é fazê-lo diariamente, por 16 horas. As outras 8 horas ficam livres para alimentação.

Você pode, por exemplo, dentro dessas oito horas, almoçar e jantar e o restante do tempo ser utilizado para o jejum.

Esses são os métodos de jejum intermitente mais conhecidos:

Jejum de 16 horas

Esse é o mais comum. Baseia-se em comer durante oito horas por dia e jejuar durante as outras 16 horas restantes.

Por exemplo, se você dorme de 22h às 6h, você já passou 8h de jejum. Acrescente mais 4h antes de dormir e 4h quando acordar.

Dessa forma, você deve acordar as 6h, almoçar depois das 10h e jantar antes das 18h.

Jejum de 24 horas

Você deve fazer 24 horas de jejum, duas vezes na semana.

Por exemplo, você pode almoçar 12h e ficar até o outro dia, 12h, sem comer nada. Repita esse processo outra vez, na mesma semana.

Jejum de 36 horas

Esse jejum não é recomendado para todas as pessoas. Todos os tipos de jejum devem ser feitos com ajuda de um profissional, esse mais ainda.

O profissional que vai avaliar se você precisa jejuar por 36 horas. Caso ele veja que é melhor, você poderá fazer esse tipo de jejum.

Dieta 5:2

Baseia-se em comer 2 dias na semana, cerca de 500 a 600 calorias por dia.

Nos dias restantes, sua alimentação deve ser bem estruturada e saudável.

Espero que você tenha entendido como funciona a dieta do jejum intermitente.

Não esqueça de procurar ajuda de um profissional para que ele veja qual o tipo de jejum é mais adequado para você. Até mais!