Como Tornar a sua Loja Online Eco-friendly

O pensamento sustentável é uma das realidades do século XXI e, cada vez mais, as pessoas buscam alternativas de consumo que protejam o meio ambiente. A adoção de estratégias eco-friendly na sua loja online pode, por isso, ser um passo muito positivo para o sucesso. Saiba, lendo este post, como tornar a sua loja online eco-friendly.


Portugal tem assistido, ao longo da última década, a um aumento do empreendedorismo digital e ao aparecimento de inúmeras lojas online.
Motivados pela situação financeira do país que, ao longo dos anos e mesmo após a crise continuou a apresentar uma elevada taxa de desemprego e muitos empregos cujo salário é insuficiente para fazer face à inflação nos artigos de primeira necessidade e no mercado da habitação, os portugueses começaram a procurar estas alternativas online.

Assim, algumas formas de comércio eletrónico, como o e-commerce de dropshipping começam a fazer parte dos negócios que encontramos na web e que enfrentam, diariamente, desafios perante a saturação deste setor.

Hoje em dia, o grande número de lojas online, a par com o facto de este ser um mercado global e dominado por países como a China e o Reino Unido, tornam muito difícil para as empresas digitais lusitanas a apresentação das suas marcas aos clientes.

Assim, as melhores estratégias de marketing tornam-se fundamentais, sendo necessário que se conheça bem o setor, a concorrência, as estratégias de comunicação e também as formas de acompanhar as tendências para poder apresentar elementos de distinção, que destaquem a marca das demais.

Uma das formas de garantir um elemento distintivo da marca é torná-la sustentável, seguindo estratégias que correspondam ao pensamento eco-friendly e acompanhando a tendência ambientalista do nosso século.
Hoje, dizemos-lhe como tornar a sua loja online eco-friendly.

Telugu poetry challenge poem | ధరిత్రీ....

1. Apostar na integração e venda de produtos ecológicos e sustentáveis

As narrativas dos media criaram, nas sociedades do século XXI, uma tendência para pensar o ambiente com um olhar renovado, que motivou mudanças comportamentais intensas na nossa cultura.

Hoje em dia, muitas pessoas adotam uma postura mais sustentável em vários momentos do seu quotidiano ou optam mesmo por um estilo de vida vegan, gerando a tendência que conhecemos como eco-friendly.

Neste processo, a integração de produtos ecológicos e sustentáveis nas lojas online tornou-se um ponto importante para muitos consumidores, que procuram, nos seus produtos alimentares, de cosmética, de maquilhagem e outros o selo de “vegan”, de “animal cruelty free” ou de “reciclável”.

2. Promova medidas em prol da sustentabilidade

Mostrar, nos conteúdos do seu site de vendas online que está preocupado com o meio ambiente pode criar um ponto de identificação muito forte com os seus clientes e fidelizá-los à sua loja

Promova ideias como o desperdício zero, mostrando, através de diretos nas redes sociais ou de fotografias, como todo o processo por detrás do funcionamento da sua loja segue as ideologias mais sustentáveis.

Pode ainda criar imagens e gráficos que insistam em ideologias como os cinco R’s (rethink, refuse, reduce, reuse and recicle) e tentar demonstrar como a sua loja tenta aplicar estas teorias na sua forma de trabalho. Isto criará uma imagem positiva da loja junto dos seus clientes.

Além disso, a própria criação de conteúdos textuais poderá servir, a dado momento, para demonstrar a sua preocupação com o meio ambiente, explorando, por exemplo, os materiais sustentáveis ou biológicos que constituem os produtos que comercializa.

Este tipo de conteúdos pode tomar vários formatos, incluindo artigos de texto, vídeos, imagens ou mesmo podcasts.

3. Partilhe ideias ambientalistas nas redes sociais

Ainda que o foco da sua loja online seja, evidentemente, o comércio; isto não impede que use o potencial das redes sociais para mostrar o posicionamento da sua loja.

Pode fazer a partilha de conteúdos que julgue pertinentes e que sejam inicialmente publicados por fontes relacionadas com o ambiente e credíveis, tais como a Greenpeace.

A adoção desta postura de preocupação irá garantir que os potenciais clientes compreendem qual o posicionamento da sua loja e fará com que a reputação da marca se torne mais positiva, dentro da visão eco-friendly.

4. Faça parcerias que beneficiem o ambiente (e a sua loja)

Nada mais comum, em pleno século XXI do que o estabelecimento de parcerias que apresentem vantagens para todas as partes envolvidas. Este tipo de trabalho é conhecido como networking e é uma das tendências que se tem reforçado, à medida que os trabalhos digitais se tornam mais comuns e que surgem aplicações que facilitam o contacto entre empresas e as suas parcerias.

Para fazer isto, pode procurar aliados da área do ambiente, como instituições, empresas ou associações e desenvolver projetos conjuntos que ajudem a melhorar as suas vendas e a promover ações ambientalmente positivas, difundindo o trabalho e a ideologia que modela estas entidades.
Trocar roupas usadas por cupões de desconto ou usar frases emblemáticas sobre o ambiente em mockups são alguns exemplos de formas como pode ajudar a causa ambiental e, em simultâneo, melhorar o posicionamento da sua loja online.