Número do NIS: O que é, Cadastro e Como Consultar

Todos os documentos que cada um de nós possui são essenciais em nosso dia a dia. Sabemos disso. O que é NIS? Qual o significado de NIS? Como é realizado o seu cadastro? E sua consulta?


Um documento é uma declaração reconhecida oficialmente. Ele atesta uma condição, uma habilitação, um fato. Serve para a organização do contexto social de um indivíduo.

O NIS trata-se de um documento fundamental na hora de consultar, por exemplo, o saldo do Bolsa Família. Mas não é somente isso!

A numeração do documento serve, também, para o saque do abono salarial. Trata-se de um dos registros mais importantes do trabalhador brasileiro. Como veremos adiante, o NIS faz parte de um dos bancos de dados do trabalhador.

Vamos apresentar para você a importância desse documento na vida do cidadão brasileiro.

O que é NIS?

NIS é a sigla para Número de Identificação Social. Está presente na carteira de trabalho (CTPS), no Cartão Bolsa Família, no Cartão Cidadão Caixa e, em alguns casos, na Carteira de Identidade.

Apesar de se tratar de um número muito importante no cotidiano para o trabalhador brasileiro, por vez, surgem dúvidas com relação à sua localização, onde pode ser encontrado, em quais documentos é possível encontrá-lo.

O beneficiário do Bolsa Família encontra o número do NIS no próprio Cartão Bolsa Família. No Cartão Cidadão Caixa, o número vem impresso na parte da frente. Já na Carteira de Trabalho, ele fica na página que possui a foto e os dados pessoais do portador.

O Número de Identificação Social trata-se, justamente, do PIS/PASEP. O Número de Identificação Social serve para a consulta do saldo das contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Na prática, trata-se de um cadastro realizado pela Caixa Econômica Federal, que antecede o cadastro do PIS/PASEP. Com o NIS é possível candidatar-se aos programas sociais governamentais.

Como mencionamos anteriormente, o NIS e o PIS/PASEP são registrados em plataformas diferentes.

O PIS (Programa de Integração Social) e o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) são uma contribuição tributária de caráter social. São contribuições sociais.

NIS e NIT

Por vezes, algumas pessoas têm dúvidas relacionadas aos NIS e ao NIT. Mas a diferença entre as duas siglas não se trata de algo complicado.

NIT é o Número de Identificação do Trabalhador, que é obtido nos postos de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A Previdência Social utiliza o NIT para o cadastro de trabalhadores autônomos, os quais nunca trabalharam com carteira assinada.

Sendo assim, tem-se um contribuinte individual que efetua seu recolhimento no INSS por meio do NIT. Porém, é bom lembrar que, se uma empresa contrata um trabalhador que possui apenas o NIT, deverá cadastrá-lo no PIS.

Veja também: Como conseguir o número do NIT

NIS como é realizado o seu cadastro?

cadastro

Junto à secretaria regional do Ministério do Trabalho ou à Caixa Econômica Federal, o trabalhador poderá realizar seu cadastro do NIS. Tal procedimento é necessário para a solicitação da carteira de trabalho.

Vale lembrar que a contratação de um funcionário por meio de carteira assinada é necessária, quando se leva em consideração a jornada de trabalho, ou melhor dito, quando o funcionário trabalha de maneira fixa.

O funcionário é registrado com base na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). E o NIS, certamente, faz parte de todo esse processo.

Consultar o número do NIS

Há mais de uma maneira de se consultar o NIS. Vamos apresentar cada uma delas de maneira resumida.

Já mencionamos que é possível consultar o Número de Identificação Social por meio do Cartão Cidadão Caixa, da Carteira de Trabalho, da Carteira de Identidade e do Cartão Bolsa Família.

Outra maneira de se conseguir o número do NIS é pelo telefone. O número é 0800 726 0505, da Caixa Econômica Federal. Lembrando que é preciso estar com os documentos pessoais na hora do atendimento.

O trabalhador poderá ligar para o número 135, do INSS. Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e nome completo serão solicitados pelo atendimento.

Também é possível fazer a consulta no endereço eletrônico do DataPrev. Nesse caso, a consulta é realizada com o uso do CPF. Aqui, serão solicitados no formulário nome, nome da mãe e RG.

Aqueles que desejam fazer a consulta do NIS podem fazê-lo pessoalmente. É só ir até uma agência da Previdência Social, portando todos os documentos pessoais.

Sempre que possível, vale a pena consultar o Número de Identificação do Trabalhador, para verificar sua atual situação cadastral. Recomenda-se esse procedimento para que o trabalhador possa, além de acompanhar o status do NIS, corrigir possíveis irregularidades no mesmo.

Esperamos que esse texto tenha ajudado você a entender o que é NIS, como é realizado o seu cadastro, como é podemos fazer sua consulta. Aproveite e tire suas dúvidas relacionadas a outros assuntos no nosso site.