O que Comer se Tiver Pedras na Vesícula

As pedras na vesícula, também conhecidas como cálculos biliares, são partículas sólidas que vão se formando na vesícula da bile.


A partir do momento em que esses cálculos se formam na vesícula, este órgão acaba ficando comprometido e isso faz com que a digestão dos alimentos não ocorra com a mesma facilidade que seria se a vesícula estivesse funcionando bem.

Por isso se você tem pedras na vesícula, é importante saber quais alimentos deve comer para garantir uma vida mais saudável.

Pensando nisso, elaborei para você uma lista com tudo o que você pode comer caso esteja com cálculos biliares. Confira a seguir!

Principais alimentos para consumo quando se tem pedras na vesícula

alimentos-saudaveis

Geralmente quando se tem pedras na vesícula, as recomendações básicas são bem simples. O ideal nesse caso é manter uma alimentação diversificada, com baixo teor de gordura e colesterol, além de fazer refeições proporcionadas ao longo do dia, sendo um total de 5 refeições diárias.

Também é super importante adicionar ao seu cardápio alimentar as verduras e legumes, especialmente a beterraba, alcachofra, tomate, pepino e o rabanete.

Você pode consumir as verduras e os legumes in natura, como sucos ou então cozidos.

Veja também: Como fazer sucos para limpar o fígado.

Além disso, as frutas também devem ser inseridas em seu cardápio diário. Nesse caso as frutas mais indicadas são:

  • Mamão;
  • Figo;
  • Pêra;
  • Maçã;
  • Melão.

Procure comer uma das frutas citadas acima pelo menos duas vezes por semana.

Em relação às proteínas, você deve consumir carnes magras, com baixo teor de gordura, como é o caso do frango, peixe ou peru por exemplo.

Estas proteínas além de apresentarem um baixo teor de gordura, também são de fácil digestão, sendo, portanto, ideais para quem está com pedras na vesícula.

Mas vale ressaltar que ao consumir as proteínas indicadas acima, você deve retirar a pele e de preferencia optar pelos cortes mais magros.

Faça escolhas saudáveis em sua rotina diária

beber-agua

Não basta apenas se preocupar com os alimentos que vão compor o seu cardápio diário. Se você tem pedras na vesícula também é fundamental que tome algumas decisões saudáveis envolvendo a sua rotina diária.

Por exemplo, você pode perfeitamente substituir o óleo de cozinha tradicional pelo azeite. Outra dica é dar preferencia para os alimentos assados, grelhados ou no vapor, ao invés de consumir frituras.

Se você é do tipo de pessoa que não dispensa o consumo de laticínios, então mantenha este item na sua lista de compras, fazendo apenas uma pequena alteração, que é o fato de que todos eles deve ser do tipo desnatado, para que dessa forma a sua digestão seja facilitada.

O consumo de líquidos, principalmente de água, também é muito importante para quem sofre com pedras na vesícula.

Por isso, procure ingerir pelo menos 2 litros de água por dia, pois fazendo isso você não só mantem o seu corpo hidratado como também contribui para melhorar o funcionamento da eliminação de toxinas.

Evite também alimentos que causam excesso de gases no organismo, bem como os que estimulam as secreções digestivas como é o caso do chá, café, bebidas alcoólicas e suco de laranja. Os alimentos picantes também não devem fazer parte do seu cardápio alimentar.

Agora que já sabe quais alimentos deve comer quando se tem pedras na vesícula, procure adequar sua alimentação para que os itens do seu cardápio não acabem prejudicando a sua saúde de um modo geral.

E então, curtiu o artigo? Achou que ele foi útil para você? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião sobre esse assunto!