15 Sinais que Podem Indicar Problema no Fígado

O fígado é um órgão muito importante para a manutenção da saúde. Por isso, fica praticamente impossível manter uma boa qualidade de vida se você tiver algum problema no fígado.


Atualmente existem diversos problemas hepáticos que causam transtornos e afetam a saúde. Sendo assim, você deve estar por dentro dos principais sinais para identificar quando algum destes problemas está comprometendo a saúde do seu fígado.

Mas como fazer isso? Como identificar os sinais que indicam a presença de problemas no fígado?

Se você chegou até aqui, provavelmente é porque também apresenta essa mesma dúvida, certo?

Então leia esse artigo na integra e descubra os 15 sinais que podem ser indícios de problema no fígado. Confira a seguir!

15 sinais indicativos de problema no fígado

billionphotos-1148647

Assim como existem problemas hepáticos que não emitem sinais logo na sua fase inicial, também existem aqueles nos quais é possível identificar a sua presença no organismo devido os sinais que eles apresentam assim que se instalam no organismo.

Sendo assim, dentre os sinais que evidencia a existência de problemas no fígado, os principais são:

  • Desequilíbrios na regulação hormonal;
  • Presença de acne, pele oleosa ou outros problemas de pele;
  • Dor intensa e constante nas articulações ou nos músculos;
  • Depressão ou ansiedade;
  • Aumento do peso corporal sem explicação;
  • Dor de cabeça recorrente;
  • Dificuldade para se concentrar em algo;
  • Icterícia na pele e também nos olhos (olhos e pele amarelos);
  • Sensação de cansaço constante;
  • Sonolência;
  • Transpiração excessiva;
  • Dores abdominais recorrentes;
  • Problemas intestinais como prisão de ventre, gases ou diarreia;
  • Presença de fezes claras e urina escura;
  • Mau hálito.

Como pode notar, são inúmeros sinais que indicam a presença de problema no fígado. Mas não se desespere, pois existem algumas medidas que você pode tomar para melhorar a função do seu fígado.

Principais medidas para melhorar a função hepática

medica-saude-alimentos

Para potencializar a sua função hepática e evitar que algum dos sinais citados acima acabe surgindo no seu organismo, é preciso incorporar algumas mudanças que diminua a sobrecarga de trabalho do seu fígado tais como:

  1. Opte por uma dieta balanceada e saudável, procurando incluir alimentos como nozes, produtos fermentados, proteína magra, verduras, legumes, dentre outros;
  2. Consuma bastante água ao longo do dia, onde o ideal é que faça a ingestão de pelo menos 2 litros de água diariamente;
  3. Inclua alimentos ricos em fibras na sua alimentação diária, tais como alho, couve, brócolis, acelga, cebola e ovos;
  4. Reduza ou, de preferência, evite o consumo de álcool;
  5. Eleve o consumo de folhas verdes e sempre que possível tome algum suco detox, para potencializar a sua função hepática;

Além das recomendações dadas acima, também é muito importante que você elimine da sua dieta os açúcares refinados, pois este item não só prejudica o seu fígado, como a sua saúde em geral.

Também é importante que você aumente o consumo de alimentos orgânicos e também de gorduras saudáveis como o óleo de linhaça ou então o óleo de côco por exemplo.

Veja também: Como fazer sucos para limpar o fígado

Você também deve riscar da sua lista de compras os alimentos industrializados e processados como salsichas e outras carnes por exemplo. Esses alimentos contém uma serie de toxinas que prejudicam e muito a atividade hepática e podem, inclusive, causar doenças graves como o câncer.

Se você adotar estas medidas no seu dia a dia com certeza vai melhorar e muito a sua função hepática e assim vai contribuir para que nenhum problema no fígado aconteça!

E então, aprendeu quais são os sinais que indicam problema no fígado? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua dúvida ou opinião sobre esse assunto.