Como Fazer Purê de Batata – Muito Fácil de Fazer em Casa

O purê de batata é um complemento rápido, barato, gostoso e fácil para incrementar qualquer refeição. Além disso, rende bastante e vai bem como acompanhamento de praticamente qualquer alimento. E aí, você já sabe como fazer purê de batata?


Ingredientes

  • 1 (Um) kg de batata
  • 1/2 (meia) xícara de leite
  • 2 (Duas) colheres (sopa) de manteiga
  • 1 (Um) dente de alho amassado
  • Sal a gosto

Modo de preparo

1) Descasque e lave bem as batatas.

2) Corte as batatas ao meio e coloque-as em uma panela funda. Encha de água até cobrir as batatas e, em seguida, acrescente uma pitada de sal.

3) É hora de cozinhar suas batatas. Ligue o fogo e cozinhe por cerca de 15 minutos ou até suas batatas ficarem macias e não oferecerem mais nenhuma resistência (para checar, basta espetá-las com um garfo).

4) Retire as batatas do fogo e escorra toda a água.

5) Passe suas batatas pelo espremedor e volte para o fogo.

6) Sem parar de mexer, acrescente às suas batatas amassadas o restante dos ingredientes: leite, manteiga, alho e sal à gosto (não esqueça que você já colocou uma pitada antes de começar a cozinhar!).

7) Quando a manteiga estiver praticamente toda derretida e os ingredientes formando uma massa homogênea, desligue o fogo. Seu purê está pronto para servir.

Veja também: Como fazer guacamole

Dicas

1) Se você tiver dificuldade para descascar batatas, existe um truque para facilitar essa missão. Faça um corte em torno da casca da batata, em linha reta, de forma que favoreça a retirada. Então, pré-cozinhe por cerca de 2 minutos. Em seguida, coloque as batatas em um recipiente com água gelada por 10 segundos. Quando você pegar suas batatas novamente, a casca deverá estar mole e sairá com pouquíssimo esforço.

2) Você também pode fazer purê de batata com casca. Basta esfregar muito bem suas batatas com uma esponja antes do cozimento.

3) Se tiver tempo hábil, escorra a água das batatas e deixe-as descansando por uma hora antes de prosseguir com a receita. Seu purê ficará com uma consistência mais fofa.

4) Adicione queijo ralado na hora de mexer e tenha muito mais sabor.

5) Substitua o leite por creme de leite e tenha um purê mais cremoso.

6) Adicionando salsinha ou cebolinha, você enriquece seu purê em sabor e textura.

Bom apetite!