Receita rápida de Sopa de Legumes

Uma sopa de legumes quentinha é muitas vezes tudo o que precisamos após um dia longo, sobretudo se estiver frio na rua! A sopa é uma refeição saudável que contém legumes importantes para o nosso organismo. No entanto, nem todas as pessoas conseguem preparar uma sopa de legumes de forma fácil e que fique no ponto certo. A boa notícia é que com os truques certos, todos seremos capazes de preparar uma sopa de legumes deliciosa e nutritiva! Confira a nossa receita e as nossas dicas e saiba como fazer sopa de legumes!


Receita de sopa de legumes bem simples e saborosa

Ingredientes:

1 litro de água a ferver

1 colher de sopa de azeite

3 dentes de alho bem picados

1 cebola picada

2 batatas média

1 cabeça de brócolos (ou de couve-flor)

2 cenouras

1 xícara de folhas de espinafre ou de outra couve a seu gosto

1 xícara de chá de ervilhas frescas

Sal e pimenta a gosto

Salsa e cebolinha a gosto

Modo de preparação

  1. Ferva a água e enquanto isso corte os legumes em pedaços bem pequeninos.
  2. Aqueça o azeite numa panela funda e coloque o alho e a cebola até ficarem refogados.
  3. Adicione os legumes que já se encontram cortados, deixando as cenouras para o último lugar.
  4. Cubra tudo com água, vá mexendo e deixe cozinhar com a tampa apenas pousada (sem tapar completamente).
  5. Deixe assim durante 40 minutos. Após esse tempo, adicione o espinafre ou a couve que você escolheu.
  6. Coloque sal, pimenta, salsa e cebolinho de acordo com o seu gosto e já está!

Dicas para a sopa ter um sabor extra gostoso

  • Cozinhe os legumes antes: se tiver tempo, refogue todos os legumes da sopa em um fio de azeite e com alho e cebola. Isso vai fazer toda a diferença no resultado final, visto que o sabor será mais intenso.
  • Coloque um pouco de carne de vaca ou de frango para dar paladar: se você é uma verdadeira apreciadora de carne, pode colocar um pedaço de carne na sopa. Coza a carne antes de colocar na panela da sopa e deixe-a simplesmente ali junto com os legumes. Isso vai conferir um sabor mais forte à sua sopa de legumes.
  • Utilize o liquidificador: se você prefere a sopa em creme, deve utilizar o liquidificador. Quando os legumes estiverem bem cozinhados e molinhos, retire-os da panela e coloque-os no liquidificador, acrescentando uma porção da parte líquida da sopa. Deixe estar entre 2 a 3 minutos no liquidificador e depois junte tudo novamente na panela. A sopa ficará com uma textura mais macia e aveludada.
  • Coloque um pouco de vinho na sopa: pode parecer estranho, mas cerca de ¼ de litro de vinho branco na sopa vai realçar o sabor dos legumes e conferir um sabor delicioso no resultado final!
  • Aposte nas especiarias: o ideal é mesmo você não colocar nenhum sal na sopa, por isso, use e abuse das suas especiarias favoritas: orégãos, coentros, caril. Cebolinho, entre muitas outras, quanto bem combinadas fazem toda a diferença no resultado final.
  • Substitua a batata por abóbora: se você estiver de dieta ou se comer sopa como primeiro prato e depois ainda vai comer mais hidratos de carbono, é aconselhável que substitua a batata da sopa por abóbora. A abóbora é um legume muito saudável e também fica muito bem numa sopa de legumes, visto que confere um toque muito macio e mais adocicado ao preparado!

Veja também: 2 Receitas de Sopas Frescas e Saudáveis

Dica para quem não tem tempo de fazer sopa

Se anda sempre a correr de um lado para o outro e não tem tempo de preparar uma sopa todos os dias, pode preparar uma grande quantidade desta sopa e congelar algumas porções para que possa comer nos dias mais ocupadas. Para dar um novo sabor à sopa congelada, pode e deve optar por utilizar um novo tempero, por exemplo adicionando caril ou coentros. O sabor mantém-se e não precisa de gastar muito tempo a preparar a refeição!