Após A Depressão, Como Podemos Recuperar a Motivação?

Recuperar a motivação, para quem teve depressão, pode ser ainda mais complicado. Mas, se você teve a depressão, e precisa voltar a ter vontade de viver, você deve seguir as dicas que iremos passar.


Como recuperar a motivação depois da depressão?

A depressão, nos dias atuais, tem se tornado cada vez mais popular, mas existem pessoas que quando passam por tratamento sério, conseguem voltar a ter vitalidade na vida.

Com atitudes simples, como fazer exercícios, por exemplo, você pode trazer de volta o bom humor. Veja mais algumas dicas:

1- Após ter detectado o problema e ter pedido ajuda

Você deve participar de grupos que te ajudem a encontrar a motivação por alguma atividade que gosta de fazer, cérebro vazio, é porta para pensamentos ruins.

2- Faça exercícios físicos

Os exercícios são grandes companheiros de quem passou por um processo de depressão. Procure caminhar em parques e praças, o contato com a natureza também ajuda a melhorar o humor.

A prática regular de sexo pode auxiliar no tratamento.

3- Procure realizar atividades coletivas

Se você está em companhia de outras pessoas, os  pensamentos negativos podem até aparecer, mas logo somem, quando você começa a fazer atividades como, música, pintura, artesanato, você acaba se interagindo com outras pessoas e muda de assunto instantaneamente.

4- Faça serviço voluntário

No serviço voluntário, você aprende novas atividades, e pode até ganhar nova profissão. Ajudando as pessoas, você começa a perceber que seu problema não é tão grave quanto parece.

Nunca pare o tratamento

As terapias, em muitos dos casos, podem demorar meses e até anos, se você teve algum histórico de depressão na família, e você também já teve, pode ser de origem genética.

Nesses casos, interromper o tratamento, pode agravar a situação do paciente. Jamais esqueça de ir nas consultas e terapias, a depressão, assim como qualquer doença, pode voltar.

Você precisa ficar vigilante, para não colocar tudo a perder, e acabar voltando para a estaca zero. Afinal, é muito ruim a sensação de nadar e acabar morrendo na praia. 

Crie uma rotina e mantenha seu ritmo, saiba que, é preciso ter hora para tudo, tanto para trabalho, como para lazer, e para a família também.

Por fim

Para recuperar a motivação, é preciso força de vontade e persistência, faça o tratamento como tem que ser feito, e em momento algum, você deve interromper.

Saiba que, tem alimentos que podem contribuir para que você possa ter uma boa disposição, e ter de volta seu bom humor. Ocupar a mente e ficar próximo de pessoas, também faz parte do tratamento.

Ouça opiniões de pessoas que já passaram pela mesma situação que a sua, ouvindo histórias, você sabe também que pode ser capaz de superar a depressão. Insista, na depressão, inovar também é possível. Fazer coisas diferentes, pode trazer a vontade e o ânimo.

Você deve saber que, tem pessoas que passaram por situações na vida bem piores… como o câncer.

Alguns tiveram que sair de seu país por motivos de guerra, e conseguiram se reerguer. E você também irá conseguir a superação.