Como Consultar Situação do Benefício do INSS

Todos os trabalhadores brasileiros contribuírem para o INSS, claro, todos os que são registrados e os autônomos que decidem contribuir também tem a sua parte investida no INSS.


Quando algum segurado do INSS requer algo junto ao órgão do governo, principalmente se tratando de uma aposentadoria por invalidez ou (auxílio) doença, naturalmente fica ansioso para poder receber a primeira parcela dos benefícios.

Hoje em dia graças a internet e ao seu poder de facilitar a vida das pessoas, o trabalhador brasileiro tem condições de consultar o seu extrato e realizar o seu cadastro tudo no conforto da sua casa.

Normalmente o resultado sai 15 há 30 dias após a perícia feita, no caso do (auxílio) doença, nos outros casos o resultado sai em 30 a 45 dias.

Isso se no dia do atendimento não ficou nenhuma pendência, quando isso ocorre é dado uma carta de exigência para que seja possível a correção do problema.

Tem alguma dúvida sobre o assunto? Não tem problema. Continue aqui comigo, pois, pretendo explicar pra você de um jeito rápido e objetivo.

Como fazer a consulta do benefício do INSS?

Para que se possa saber como anda o seu benefício junto ao INSS, você precisa de uma carta de concessão lua acessar o site do INSS via internet.

É fácil entender que a espera pela resposta da previdência pode criar bastante ansiedade, então, hoje em dia é possível verificar online se a previdência já liberou o seu benefício.

No site da previdência, é possível fazer a sua consulta de uma forma bem simples e objetiva.

Abaixo, estarei colocando um passo a passo para lhe orientar melhor:

O primeiro passo é acessar o campo do site da Previdência Social clicando aqui.

O segundo passo, é clicar em acompanhar benefício ou resultado da perícia. Depende do que você meu amigo deseja consultar.

Em terceiro, aparecerá uma imagem pedindo para que você preencha alguns dados, como por exemplo: CPF, data de nascimento, etc.

Após preencher tudo corretamente, você já terá condições de acessar a situação do seu benefício sem precisar ter o estresse de sair de casa e se dirigir até um órgão de atendimento.

É importante lembrar que esse procedimento é válido e recomendável apenas para pessoas que solicitaram o seu benefício e ainda não obtiveram nenhuma resposta.

Caso você já tenha a resposta e apenas deseja verificar valores e extratos, você deve acessar o novo sistema.

Resultado do pedido

Após a sua solicitação ter sido avaliada, diversos resultados podem acabar ocorrendo, e nem sempre serão termos muito claros de entender, pelo menos não para quem não está habituado com esse tipo de linguagem.

Abaixo estarei colocando uma pequena lista contendo os possíveis termos que poderão aparecer ao longo do seu processo de solicitação.

Junto deles, estarei informando o significa de cada um. Segue a lista:

  • Habilitado: os documentos foram entregues no INSS e estão sob análise para julgar;
  • Deferido: seus documentos foram analisados e você vai receber a aposentadoria.
  • Indeferido: significa que o pedido foi negado.
  • Dados divergentes: significa que os dados inseridos não correspondem aos cadastrados, vá ao posto de atendimento e verifique o que foi inserido errado.

Essas foram as dicas que eu tinha para informar a você, espero que tenha entendido tudo na medida do possível. Qualquer dúvida, o site oficial do INSS conta com alguns esclarecimentos na área de atendimento para ajudar a tirar certas dúvidas.

Seguindo as minhas orientações, você poderá acompanhar o seu benefícios tranquilamente no conforto da sua casa. Basta ter o seu acesso da internet disponível que tudo poderá ser resolvido online.