Como Fazer Soro Caseiro – Passo a Passo

O soro caseiro é um dos mais simples e tradicionais remédios caseiros, podendo ser utilizado em casos de vômitos e diarreias, por exemplo, contribuindo para que o corpo não se desidrate mesmo com a perda de líquidos e sais minerais provocada nestes casos.


A popularidade do soro caseiro se deve também em grande parte à facilidade de fazê-lo com ingredientes que todas as pessoas têm em casa e em poucos minutos, de forma que o soro está sempre à mão de todos, de forma simples e sem dificuldade.

Ingredientes

Para se fazer o soro caseiro, é necessário:

  • 1 litro de água mineral ou água filtrada
  • 3,5 gramas de sal (uma colher de café)
  • 20 gramas de açúcar (duas colheres de sopa rasas)

Misturando estes ingredientes, estará pronto o soro caseiro.

Como tomar o soro caseiro

O soro caseiro deve ser consumido em pequenos goles ao longo do dia, garantindo assim que o corpo estará sempre hidratado, mesmo em condições de perda de líquidos. O ideal é que não se tome mais do que meio copo de soro a cada vez, pois assim o corpo irá absorver melhor o soro em pequenas quantidades e se reidratando mais rapidamente.

É importante ressaltar que o soro caseiro deve ser consumido dentro de 24 horas após ser preparado, e caso seja necessário continuar sendo tomado por alguns dias, novas receitas devem ser feitas, garantindo assim que o soro terá o efeito desejado de manter o corpo hidratado.

Cuidados

Apesar de sua popularidade e fácil acesso, o soro caseiro possui algumas contraindicações. Pessoas diabéticas não devem consumir o soro, devendo procurar um médico em qualquer caso que possa resultar em desidratação. Da mesma forma, bebês que ainda mamam exclusivamente no peito não devem tomar o soro, sendo recomendado que se utilize apenas a amamentação para mantê-los hidratados.

Veja também: Quais cuidados com remédios caseiros devemos ter?

Desta forma, observadas as recomendações e contraindicações, o soro é um grande auxílio para casos de desidratação que podem ser facilmente resolvidos, além de uma importante ajuda em casos simples de vômitos e diarreias, contribuindo para que um número cada vez maior de pessoas possa cuidar de sua saúde e manter-se saudável.

Recomendados Para Você: