Como tirar o cheiro de tabaco das roupas

Se você fuma, sabe que o cheiro do tabaco se gruda nas roupas e fica difícil de sair. Por vezes, nem após as lavagens na máquina da roupa o cheiro se elimina totalmente. O cenário é ainda pior para quem não é fumador, mas tem que estar em ambientes de fumadores. O cheiro a tabaco pode ser verdadeiramente incomodativo e pode ser muito difícil de sair, causando verdadeiras dores de cabeça a quem não suporta este odor. Felizmente, temos alguns truques infalíveis para tirar o cheiro de tabaco das roupas e também da sua casa!


Confira as nossas dicas e saiba como tirar o cheiro de tabaco das roupas

  • Deixe as roupas num espaço arejado

Após estar em contacto com fumadores ou após ter fumado num espaço fechado, opte por deixar as suas roupas num quarto com boa passagem de ar. Abra as janelas e deixe a roupa arejar durante um dia inteiro. Desse modo, será mais fácil conseguir que as roupas absorvam o odor do detergente na lavagem e que se elimine na totalidade o cheiro do tabaco. Faça sempre esse passo antes de colocar a roupa na máquina de lavar.

  • Use frascos de vinagre branco

Coloque frasquinhos com vinagre branco nas diversas divisões da sua casa. O vinagre branco é capaz de absorver o odor do tabaco dos espaços e das roupas. Assim, facilmente conseguirá eliminar (ou pelo menos reduzir em grande escala) o cheiro dos cigarros. Alertamos para o facto de que os frasquinhos devem ser de tamanho reduzido, pois o excesso deste vinagre pode provocar o efeito inverso e causar um cheiro enjoativo.

  • Coloque areia de gatos nos cinzeiros

A areia das caixas dos gatinhos é muito útil para eliminar o odor do tabaco. Coloque alguma areia no cinzeiro e ao apagar o cigarro a areia vai impedir que o cheiro desagradável se espalhe pela casa. Mas para isso dar efeito é necessário trocar a areia com bastante regularidade. Aconselhamos a que troque esta areia pelo menos duas vezes por semana.

  • Use velas na sua decoração

As velas decorativas, além de conferirem um ambiente acolhedor e sofisticado, são muito úteis para eliminar os odores do tabaco das divisões da casa. Escolha velas com cheiro suave e não muito forte, pois se escolher um cheiro muito intenso, este vai diluir-se com o cheiro do tabaco e o resultado final não será agradável! Existem até umas velas de cheiro antitabaco, que são muito eficazes para eliminar o cheiro dos cigarros.

  • Lave a roupa

É a dica mais óbvia, mas é preciso ter alguns cuidados para que o cheiro seja eliminado na totalidade. Encha a máquina de água e utilize a temperatura mais alta possível, adicione uma chávena de bicarbonato de sódio à água e coloque no programa normal de lavagem, misturando o detergente e o amaciador. Por vezes, caso o cheiro seja realmente intenso, pode ser necessário lavar o interior da máquina, pois o cheiro pode ficar “preso”.

  • Folhas e citrinos para eliminar o cheiro das mãos

Folhas secas são bastante eficazes para eliminar os odores. Passe as suas mãos com cheiro de tabaco num monte de folhas secas e os resultados serão imediatos. Pode também diluir um pouco de vinagre branco em água e usar a solução para lavar as mãos. A laranja e o limão são também importantes na luta contra o odor de tabaco. Passe um pouco de sumo de citrinos nas mãos para neutralizar o odor desagradável do tabaco.

Veja também: 3 Dicas para tirar o cheiro a Suor da Roupa

Dica extra

O que nunca deve fazer para tirar o cheiro do tabaco da roupa

Pode parecer uma solução muito simples e eficiente, mas na realidade não é: nunca borrife perfume para cima das roupas que cheiram a tabaco! Esse gesto pode manchar as roupas e a fragrância do perfume não é capaz de neutralizar o cheiro e pode até piorar o problema, visto que o resultado final será uma mistura de odores bastante confusa e desagradável

Esperamos que as nossas dicas sejam úteis e que o ajudam a eliminar o cheiro de tabaco das suas roupas e da sua casa! Sempre que possível, fume ao ar livre, pois isso minimiza a “grudação” do odor na sua roupa!

Veja também: Como para de fumar? Dica dos Profissionais