Como Curar a Tosse Seca – Causas, Tratamentos e Prevenção

A tosse seca é algo extremamente desagradável e quando não tratada tende a piorar consideravelmente. Há diversas causas para uma tosse seca, a qual passa a ser somente um sintoma que indicam muitos outros problemas disfarçados e bastante situações a serem observadas. Por exemplo, somente uma tosse seca, pode ser indicativo de uma tosse alérgica. Já uma tosse seca acrescida de catarro, pode ser um sinal para a tuberculose.


Veremos neste artigo as possíveis causas e como acabar com a tosse seca.

Quais as causas mais comuns da tosse seca?

  • Alguma alergia à poeira, pelo de animais ou pólen das flores, que deixam a garganta bastante irritada, fazendo com que ocorra a tosse até que a causa da alergia respiratória seja identificada e eliminada;
  • Refluxo gastroesofágico, que causa tosse ou pigarro secos após a ingestão de alimentos apimentados ou com Ph muito abaixo de 7, tornando-se ácidos.
  • Problemas cardíacos, como a insuficiência cardíaca que provoca acúmulo de líquido nos pulmões, o que provoca a tosse;
  • Cigarro e poluição, pois causam irritação na garganta, havendo tosse;
  • Processo asmático, o qual causa sintomas como falta de ar, chiado ou ruído ao respirar e tosse, principalmente à noite quando as cordas vocais estão mais calmas.
  • Efeito colateral de algum medicamento;
  • Condições psicológicas, em que tossir é um hábito, ou seja, a pessoa tosse mesmo que não esteja doente ou que a garganta não tenha sido irritada, o que é chamado de tosse psicogênica;
  • Estresse e ansiedade,pois algumas pessoas têm a frequência respiratória aumentada quando se encontram em situações como estas, favorecendo a tosse.

O que não fazer em casos de tosse?

Muitos quando estão tossindo aderem a pastilhas, certos tipos de balas, remédios aleatórios e naturais.

 As pastilhas e balas (de gengibre ou limão, por exemplo) são paliativos aliviadores, mas depois de um certo tempo a tosse está de volta.

Quanto aos remédios como antialérgicos só devem ser receitados pelo médico, não os tome de qualquer jeito, pois o especialista fará uma avaliação mais assertiva do que realmente se trata para passar a medicação mais correta possível.

Quanto aos remédios naturais existem sim alguns que possam aliviar, prevenir e até curar a tosse seca, mas, como já dito antes, você precisa saber qual o diagnóstico da sua tosse seca.

Como curar?

Para acabar com a tosse seca, no caso dos remédios, sob orientação médica, para aliviar os sintomas e alergias respectivamente:

  • Um ótimo remédio é o Paracetamol + Codeína, pois ele atua no centro da tosse inibindo este reflexo. A causa sendo a alergia, um ótimo remédio é a Cetirizina.

No caso de remédio caseiro:

  • Tome 1 xícara do chá de hortelã cerca de 3 vezes por dia:a hortelã tem ação tranquilizante, antitússica, mucolítica, expectorante e descongestionante, ajudando a aliviar a tosse.

Para o preparo deste chá adicione 1 colher (de chá) de folhas secas ou frescas de hortelã em uma xícara de água fervente. Deixar descansar por 10 minutos, coe e beba.

Veja também: Remédios Caseiros para Tosse

Como evitar a tosse persistente

Para curar a tosse seca a prevenção também sempre é a melhor saída:

– Evite a poeira dentro de casa, o contato com animais e a fumaça do cigarro: estas substâncias podem ser as causadoras da tosse seca persistente e, por isso, devem ser evitadas.

Beba, no mínimo, 1,5 litros de água por dia: isso manterá suas vias aéreas hidratadas e diminuirá a irritação da garganta

Se tem tosse seca por mais de uma semana persistindo, precisa de uma atenção maior, em especial nos casos de asma, bronquite, rinite ou qualquer outra doença respiratória crônica. É importante que se detecte a tempo para que o quadro clínico não se agrave.

Também o diagnóstico preciso é fundamental para a medicação correta: tomar medicamentos anti-histamínicos ou corticoides, por exemplo.

Já sabe então o que fazer no caso de tosse seca, não é mesmo? Boa leitura e até breve!