Como Tratar Uma Unha Machucada

Muitas vezes temos uma ferida na unha e nem sequer passa pela nossa cabeça como podemos fazer para tratá-la. Abaixo iremos mostrar quais os problemas mais comuns que a unha pode ter e como tratar uma unha machucada.


Por que as unhas são importantes para o corpo?

Segundo o dermatologista Aloísio Gamonal que é chefe do serviço de dermatologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), através das unhas é possível descobrir algumas doenças, que muitas vezes podem estar relacionada à falta de zinco e cálcio.

Por isso, sua função principal está em proteger as extremidades dos dedos, para impedir a entrada de vermes e bactérias que podem prejudicar a imunidade de nosso organismo.

Pessoas com unhas frágeis não podem ficar muito tempo com os esmaltes nas unhas. Afinal, se for alguma inflamação é preciso deixar a região respirar para poder cicatrizar.

Para fortalecer as unhas e ajudá-las a proteger nosso corpo é necessário ter uma boa alimentação. Temos que ingerir alimentos verde-escuros como espinafre, feijão, ovos e iogurte para manter a saúde das unhas em ordem.

Mas, como tratar uma unha machucada?

Para realizar  um devido tratamento em uma unha machucada, é preciso saber qual é o tipo de  ferimento que ela está apresentando.

É muito comum, principalmente se você sofre de falta de vitaminas, você pode ficar com as unhas quebradiças, falhadas. Por isso vamos mostrar como cuidar de uma unha machucada.

1- Unhas Quebradiças;

Tanto na parte da manhã como à noite, você deve aplicar o óleo ou creme, o óleo deve ser apropriado para as mãos. Enquanto apresentar problemas, deixe as unhas curtas para não agravar o quadro de inflamação.

2- Unhas Falhadas;

Em caso de falhas nas unhas, você deve aplicar sobre elas um anti-irritante, que tem em sua composição a glicerina e o ácido bórico, você deve seguir as orientações de um farmacêutico para realizar essa mistura adequadamente.

3- Unhas Estriadas;

As estrias nas unhas ocorrem por conta de um pequeno tumor subungueais. Você pode tratar as estrias nas unhas somente limpando e aparando as unhas. Quando há inflamação pode surgir um quisto na unha, quando já está nesse grau, você deve pedir um tratamento médico.

4- Unhas Negras;

Se a unha sofrer uma pancada grave, pode ocorrer hemorragia subungueal, e é exatamente essa hemorragia que faz com que a unha fique negra.

Caso ocorra uma batida muito forte é provável que a unha caia, e se persistir a dor é necessário realizar uma cirurgia para a remoção da unha.

Veja também: Como aliviar queimadura com remédios caseiros

Como evitar que as unhas fiquem doentes?

Através da aparência e cor das unhas é possível que os dermatologistas detectem algumas doenças como o hipotiroidismo. A seguir vamos mostrar os aspectos mais conhecidos que devem ser analisados pelo médico.

1- Unha seca e quebradiça: Está relacionada à hipotiroidismo e menopausa.

2- Unhas Amareladas: Representa o tabagismo e a diabetes.

3- Unhas Azuladas: Doenças ligadas ao pulmão.

4- Unhas Esbranquiçadas: Podem ser doenças renais ou linfáticas.

5- Com manchas brancas: Deficiência de alimentos.

6- Com manchas escuras: Algumas vezes pode ser câncer de pele.

Para encerrar, muitas doenças podem ser evitadas com o simples cuidado higiênico com as suas unhas. Se os  sintomas persistirem é de suma importância buscar um médico.