Como Fazer Yoga em Casa

Todos nós sabemos que fazer Yoga é uma ótima atividade tanto para o corpo quanto para a mente. Nesse artigo veremos como fazer Yoga em casa, para aquelas pessoas que não tem tempo de frequentar uma academia ou estúdio.


A prática diária de Yoga em casa pode ajudá-lo a ficar saudável, mais produtivo, calmo, e feliz durante todo o dia.  Além disso, esses benefícios não são apenas para você aproveitar.  Fazer essas práticas em casa não só irá mantê-lo alegre, como também os membros de sua família serão capazes de sentir a energia positiva e felicidade ao redor.  Além do mais, você vai ter a chance de praticar a Yoga mesmo no conforto da sua casa, a qualquer hora que desejar.

Dicas de como fazer Yoga em casa

 Depois de ter aprendido técnicas de Yoga adequadamente com um professor de Yoga, você poderá começar a praticá-las sozinho em sua própria casa.

Aqui estão algumas dicas para manter em mente, enquanto você se prepara para uma prática de yoga divertido em casa.

1. Escolha uma hora conveniente

praticar-yoga-de-manha

 Praticar yoga na parte da manhã é geralmente considerado o melhor horário, uma vez que mantém os níveis de energia elevados durante o dia.  No entanto, se isso não acontecer, não deixe que seja uma desculpa para ignorar a sua prática.

Você pode escolher um intervalo de tempo que pareça mais conveniente para você. Esse período poderia ser de manhã antes do trabalho, antes do almoço ou à noite. Praticar Yoga em casa nestes momentos também pode ser uma boa maneira de refrescar a mente e liberar o estresse armazenado durante todo o dia.

2. Escolha um lugar confortável

 Seria melhor ter uma pequena sala privada em sua casa para a prática diária de Yoga.  Com o tempo, suas práticas irão criar vibrações positivas no quarto, proporcionando cura, força e conforto para você e para as outras pessoas da casa.  No entanto, caso não seja possível, você pode escolher um espaço tranquilo em qualquer lugar da casa, que seja grande o suficiente para colocar o seu tapete de yoga, e onde você sabe que não será perturbado por ninguém durante o tempo que estiver praticando Yoga.

 Tudo que você precisa garantir é que o seu espaço de yoga seja limpo, bem ventilado e longe de móveis ou objetos cortantes.

3. Prática de Yoga com um estômago relativamente vazio

As posturas de yoga são sempre melhores praticadas quando seu estômago estiver vazio.  Você pode fazer os exercícios da Yoga e meditar por cerca de 2 a 3 horas após a sua refeição.

4. Mantenha a sua roupa de Yoga simples

praticar-yoga

Faça Yoga com uma roupa solta, confortável; você não iria querer roupas muito apertadas no momento de fazer algumas das grandes extensões, que a prática exige. Além disso, deixe de lado qualquer excesso de joias que você estiver usando, e no caso das mulheres, evitem maquiagem pesada.

5. Faça aquecimento antes de começar as posturas de Yoga mais intensas

 Esta é uma necessidade absoluta, ou então você pode colocar-se em risco de distender seus músculos.

Comece por aquecer seu corpo e fazer alguns alongamentos para trazer flexibilidade, antes de passar a uma intensificação das posturas de Yoga.

6. Seja consistente

 É muito importante fazer regularmente sua prática de yoga; torná-la uma parte de sua programação diária, será mais fácil torná-la um hábito.  Vinte minutos de prática diária de Yoga mostram resultados positivos mais cedo, do que duas horas de prática uma vez ou outra.

7. Faça o tempo de Yoga como “Um período em família divertido.”

Quando você pratica Yoga sozinho, pode ficar chato depois de algum tempo ou você pode simplesmente tornar-se preguiçoso.  Tente fazê-lo com sua família ou amigos e veja a diferença.

Praticar Yoga em casa pode ser uma ótima maneira para unir os membros familiares. Procure saber mais sobre como você pode enriquecer o seu tempo com a família fazendo Yoga.

8. Inclua uma variedade de técnicas de yoga

posicoes-de-yoga

Faça uma variedade de práticas de ioga e técnicas de respiração, ou se você tiver tempo, pode se fixar em um conjunto de práticas a serem feitas diariamente e, quando houver tempo, fazer o restante em um domingo, por exemplo.  Além disso, certifique-se de terminar a sua prática com Yoga Nidra.

 Lembre-se que a prática de yoga não inclui apenas as posturas.  As sessões de Yoga em casa também devem abrir espaço para outras técnicas, como pranayama (exercícios de respiração), meditação.

Veja também: Exercícios para perder a barriga em casa

 Considerações finais

 A prática de Yoga em casa ajuda a desenvolver o corpo e a mente trazendo uma série de benefícios à saúde, mesmo não senso ainda uma substituta para a medicina.  É importante aprender e praticar técnicas de yoga sob a supervisão de um professor.