Como Jogar Truco – Tutorial Super Fácil de Aprender

O truco é um jogo de cartas muito simples e bem popular aqui no nosso país. Ele é muito comum embates, festas e até mesmo em churrascos de família por exemplo, é possível encontrar um grupo jogando.


Algumas pessoas tem dificuldade com relação às regras do jogo, se esse for o seu caso, você está no lugar certo.

Você sabe como funciona esse jogo? Tem dúvidas acerca de como funciona as regras e gostaria de ser mais participativo no churrasco da sua família?

Continue aqui comigo pois pretendo lhe ajudar a entender da melhor forma possível como funciona as regras desse jogo.

Regras do jogo de truco

O primeiro passo para entender o trudo é o seguinte: o baralho é modificado antes do jogo começar. No truco não se utiliza as cartas de número 8,9 e 10 para melhorar a distribuição das mãos de carta ao longo do jogo.

Além disso, existe um detalhe que são os valores das cartas. Os valores das cartas são medidos através da numeração, e após alcançar o número 7, os valores começam a ser medidos pelas letras: Q,J e K.

Nominalmente, essas letras são conhecidas como:

  • Q: Dama;
  • J: Vallet;
  • K: Rei;

No caso, a Dama é maior do que o número 7, o Vallet é maior do que a Dama e o Rei é maior do ambos.

Além das regras básicas matemáticas e alfabéticas, o truco tem os seus próprios macetes que completam as estratégias do jogo, como por exemplo: os valores das cartas As, 2 e 3.

O As, 2 e 3 são tem mais valor do que todas as cartas no jogo, e além disso, respeitam uma escala de peso por assim dizer no jogo.

No caso, o As é visto como tendo mais valor do que todas as outras cartas do baralho, por outro lado, ele é perde para o 2, que sucessivamente é superado pela carta de número 3.

Essas são conhecidas por serem as três cartas mais fortes do jogo quando não se faz presente a famosa manilha.

O que é a manilha e qual a sua importância no jogo?

No truco, segue-se uma sequência de movimentos antes do jogo começar de fato. Abaixo, estarei listando os passos para facilitar a visualização:

  • Primeiro passo é embaralhar as cartas;
  • Após isso, distribui-se as cartas;
  • No final, após a distribuição das cartas, a pessoa que se encontra responsável pela distribuição das cartas pega uma carta virada e a revela para todos os jogadores.

Lembrando que, não existe regra para o virar a carta que irá apontar qual é a manilha do jogo. Ela pode ser virada tanto antes de finalizar a distribuição das cartas quanto no final, na realidade, não faz a menor diferença.

Suponhamos que seja a carta de número 4 que tenha virado, você sabe o que isso significa? É muito simples! Significa que a manilha do jogo será a carta de número 5.

O termo manilha implica que a carta de número 5 por exemplo será mais forte que todas as outras cartas, ou seja, durante essa rodada em que ela está sendo vista como manilha ela ganha de todas as outras.

Contudo, é preciso ressaltar o seguinte: que as cartas têm os seus valores que são conhecidos respeitando a seguinte sequência:

  • Ouro;
  • Espadilha;
  • Copas;
  • Paus;

A carta de Ouro é vista como a mais fraca da sequência e a de Paus seria a mais forte.

Ou seja, um 5 de espadilha seria capaz de vencer um 5 de Ouro por exemplo.

Essas seriam as regras básicas do jogo de truco. Fora isso, existem alguns macetes e técnicas que você naturalmente aprende com a prática, todavia o jogo é bem simples de entender e pode ser muito divertido também.