Como Hipnotizar uma Pessoa em 8 Passos

Você já ouviu falar em um método que muitos dizem ser capaz de atingirmos por meio de movimentos repetitivos, com a ajuda de pêndulos ou dos movimentos dos dedos, e ficarmos em um estado de transe, sendo possível até, alguns acreditam, respondermos perguntas sobre nossas vidas passadas? Textos produzidos no Egito em 1550 a.C. mostram evidências de que os povos mais antigos já utilizavam essas práticas.


Bom, o nome deste método é hipnose e, na verdade, este é um estado psicológico, que reúne diversos fenômenos que ocorrem na nossa mente, e que podem produzir diferentes impactos. Pode ser conduzido por uma voz e tem sido utilizado como instrumento no tratamento de diferentes diagnósticos.

E há quem acredite em vidas passadas ou não. No entanto, é verdade que a hipnose pode fazer com que o paciente regresse até uma certa idade, por exemplo, até uma idade “x”, quando ocasionalmente, ele possa vir a ter contraído algum tipo de trauma.

Vamos ver uma situação para exemplificar:  um paciente está em uma sala hipnotizado, o médico passa suas próprias mãos no braço do paciente e avisa estar passando uma pomada, quando na verdade não está passando nada, apenas encosta suas mãos. Apesar disso, o paciente tem a sensação de que realmente o médico está passando uma pomada, podendo até mesmo sentir o cheiro da tal pomada, pois passa por uma alucinação olfativa positiva. O paciente, que está hipnotizado, acredita realmente nas palavras do médico.

Um outro exemplo é o caso do paciente que sinta um cheiro que o tenha marcado.

Ao sentir o cheiro de pólvora, se este cheiro por acaso estiver marcado seus 10 anos de idade, então o paciente poderá regredir até esses 10 anos de idade para tentar resolver algum tipo de problema de infância.

Não é qualquer pessoa que está habilitada a realizar esta prática, pois uma sessão de hipnose mal feita pode causar grandes malefícios, porque a hipnose não se restringe apenas à volta ao tempo, mas também o tratamento de certos problemas psicológicos, os quais podem ser agravados se não tratados por um profissional especializado. Por esse, motivo, apenas quem possui conhecimentos técnicos da utilização da hipnose podem praticá-la.

Como hipnotizar uma pessoa

Porém, se mesmo assim você gostaria de aprender essa técnica, de maneira a conhecer os princípios da hipnose para posteriormente se aprofundar no assunto, siga o passo a passo a seguir:

pessoa-relaxada-hipnose

1º Passo – A primeira coisa a se fazer é deixar a pessoa bastante relaxada. Sentar confortavelmente e se preparar para a sessão com tranquilidade é um bom começo. Não é bom deitar porque pode dar sono e a hipnose não atinge a mente da pessoa.

pendulo-hipnose-02

2º Passo – O segundo passo é começar a falar bem pausadamente, para que a pessoa preste atenção na sua voz e comece a relaxar ao mesmo tempo. Daí você pode usar com ela algum pêndulo (balance o pêndulo na altura dos olhos da pessoa); ou o seu próprio dedo, fazendo movimentos repetitivos também na altura dos olhos; ou a imagem em movimento de um espiral (como o apresentado na imagem a seguir). Continue o movimento até que você a perceba meio sonolenta.

O ideal é que a pessoa não feche os olhos. Uma maneira que ajuda a iniciar a concentração, é piscar e ficar a mente no que está sendo dito. Vá falando certas coisas, pausadamente, que a estimulem a relaxar e imaginar uma sensação de calor e conforto por todo o corpo dela.

contato-com-a-pessoa-hipnose

3º Passo – Você precisa sempre estar em contato com a pessoa que será hipnotizada. Por isso, vá pedindo que ela respire fundo e solte sempre pelo nariz, além disso que ela se mantenha sempre relaxada para esta viagem.

levitando-hipnose

4º Passo – Peça para que ela se imagine como se tivesse levitando e também para que preste atenção à todas as partes do seu próprio corpo, tentando perceber algum tipo de desconforto ou de dor por tudo, começando pela própria cabeça. Diga para que deixe as dores irem embora. Peça para que ela repita esse tipo de pensamento por todos os seus membros.

escada-espiral-hipnose

5º Passo – Assim que você perceber que a paciente já atingiu um certo grau de relaxamento, mande que imagine uma escada em espiral e para que acredite neste pensamento e desça degrau a degrau. A cada passo ela der nessa escada, deve se sentir cada vez mais profunda em seus pensamentos. Alguns degraus depois, quantos você achar necessário, avise que há porta logo no final da escadaria e que é para ela transpassar essa porta.

porta-aberta-hipnose

6º Passo – A pessoa deve abrir a porta e adentrar no próximo ambiente. Orienta a pessoa para que ela imagine que este ambiente é um quarto, que pode estar decorado da maneira que ela quiser imaginar. Em seguida, oriente os pensamentos da pessoa dizendo que ela deve procurar neste quarto um lugar para se sentar.

contar-hipnose

7º Passo –  Diga que você fará uma contagem de 1 a 10 e que, no final, ela estará em um estado profundo de hipnose. E este é o momento de fazer as perguntas que cheguem ao resultado que você quer extrair dessa experiência ou para causar sensações por meios dos sentidos paladar, olfato, entre outros. Por exemplo, você pode pedir que ela encontre um frango neste quarto e que coma. A pessoa hipnotizada vai realmente acreditar, e sentir o gosto, que está comendo o tal frango.

despertar-da-hipnose

8º Passo – Depois da experiência, avise que ela vai despertar em poucos instantes. Peça que ela se levante do lugar onde, mentalmente, está sentada e volte pelo mesmo caminho. Quando ela chegar no último degrau, ela estará acordada e relaxada. Então, conte até três e diga que acorde!

Veja também: Como Saber Quando Alguém está Mentido

Lembrando que esta experiência precisa de muito cuidado e atenção para ser colocada em prática, afinal, há casos comprovados de práticas de hipnose mal feitas que já causaram problemas mentais em pacientes. Por isso, procure a orientação de um profissional!