Como reduzir o plástico no dia-a-dia | 8 Dicas

O plástico está em demasiados objetos do nosso dia-a-dia. Embalagens de plástico, pratos e copos descartáveis, sacos de plástico, entre muitas outras coisas facilitam a nossa vida, mas prejudicam muito o nosso planeta. Felizmente, cada vez mais existe uma maior preocupação com o ambiente e a sua sustentabilidade e nos últimos tempos temos assistido a uma verdadeira mudança de atitude por parte das pessoas. Hoje em dia, somos mais conscientes e procuramos escolher produtos que não causem danos ao meio ambiente. Reduzir o plástico nas nossas vidas é muito simples e terá um impacto muito importante para a saúde do nosso planeta.


8 Dicas para reduzir o plástico no dia-a-dia

Sempre que possível, evite comprar garrafas de água de plástico

As garrafas de plástico são um dos principais problemas para o ambiente, visto que a maior parte delas não é totalmente reciclável. A melhor opção é beber água diretamente da torneira. No entanto, se não gosta do sabor da água da torneira opte por comprar garrafas de água de vidro. Quando estiver fora de casa, utilize garrafas de alumínio que pode encher em qualquer local!

Não utilize louça descartável

Reconhecemos que a louça descartável é muito útil em certos momentos, sobretudo nas festas de aniversário das crianças. No entanto, temos que deixar já de comprar estes objetos para reduzir a poluição por plástico. Muitas pessoas utilizam apenas pratos e talheres de plástico, para não terem o trabalho de lavar tudo no final. Deixe a preguiça de lado e utilize apenas louça reutilizável!

Saiba: Como Remover Cheiro de Tupperwares e Potes de Plástico

Utilize fraldas de pano

Uma criança até aos dois anos utiliza toneladas de fraldas descartáveis. E infelizmente estas fraldas não são recicláveis, pelo que a grande parte destas fraldas termina em lixeiras a céu aberto. A opção é muito prática e amiga do ambiente: fraldas reutilizáveis. Estas fraldas duram todo o tempo que o bebé precisa de fraldas e podem até passar para os irmãos mais novos. Além de serem amigas do ambiente, também são mais amigas da pele dos bebés.

Saiba: Como usar fraldas reutilizáveis

Comprar em lojas a granel

Estamos habituados a comprar tudo o que precisamos em grandes quantidades, na maior parte das vezes em embalagens de plástico. Uma opção muito apreciada no passado era a compra a granel e neste momento essa é uma das opções mais sustentáveis. Podemos e devemos comprar apenas a quantidade de feijão, milho, entre outros produtos, que necessitamos e devemos levar os nossos próprios sacos de pano ou embalagens de vidro. Além de ajudar o ambiente, é uma opção mais económica!

Prefira gelado de cone em vez de copo

Nas gelatarias, opte sempre pelo gelado servido em cone, em vez do gelado em copo de papel com uma colher de plástico. Pode parecer um ato muito pequeno e insignificante, mas se todos mudarmos este hábito, a quantidade de colheres de plástico vai diminuir bastante.

Ande sempre com sacos de pano reutilizáveis

Gastamos muitos sacos de plástico quando vamos às compras. A solução é andar sempre com sacos reutilizáveis no carro e nas idas às compras. Os sacos de pano são mais resistentes, podem ser utilizados muitas vezes e são amigos do nosso planeta!

Não compre refeições pré-feitas

As comidas preparadas vêm sempre envoltas em plástico. São práticas porque nos permitem poupar tempo, mas fazem mal ao ambiente e à nossa saúde. Procure cozinhar sempre em casa para não ter que depender de comidas congeladas. A Terra e o seu organismo vão agradecer!

Recicle sempre

É a última dica, mas é a mais importante de todas! Reciclar é essencial para que os resíduos não terminem em lixeiras a céu aberto que contaminam o ar que respiramos. É muito prático reciclar e pode até ser divertido se envolver as crianças! No final, todos saímos a ganhar!

O planeta Terra pede ajuda todos os dias. O aquecimento global é uma realidade e é responsabilidade de cada um de nós ter comportamentos mais sustentáveis e conscientes. Não é tão difícil assim eliminar uma grande percentagem de plástico no seu quotidiano. No final do dia, vai sentir-se melhor com a sua consciência!