Como Ter Uma Comunicação Eficaz

A era digital trouxe diversos novos meios de comunicação, os quais permitiram a integração de pessoas de qualquer lugar do mundo de maneira rápida e simples. No entanto, as pessoas se perguntam Como Ter Uma Comunicação Eficaz , com um repertório adequado e assertivo na emissão de uma ideia, além de uma postura que permita ouvir e entender outras opiniões.


Ser popular em redes sociais não significa ser um comunicador assertivo, principalmente quando se trata da vida profissional, em que a comunicação eficaz se torna imprescindível em qualquer cargo ou trabalho individual e em equipe.

Veja também Como Como Ser Mais Persuasivo

Para tornar a sua comunicação, verbal e escrita ainda mais eficaz, reunimos dicas e técnicas que melhorarão suas relações e interações sociais.

1. Seja um bom ouvinte.

Mesmo que você discorde da opinião do outro, procure manter o equilíbrio na conversa. Controle a vontade de expôr todas as suas ideias de uma vez e mostre atenção ao que outro pensa e tem a dizer.

Uma boa conversa, mesmo que um tenha mais conhecimento sobre o tema, se baseia em troca de informações. Mantenha-se vivo e mostre seu ponto de vista, mas espere a conclusão do pensamento do outro e use argumentos contundentes, calmos e coerentes.

2. Seja objetivo.

Com o dinamismo do mundo virtual, a necessidade de objetividade se tornou ainda maior. Perder tempo com ideias vagas acaba fragilizando o discurso e entendiando seu ouvinte, expectador, leitor ou cliente. A comunicação eficaz se dá através da criatividade, apresentação de boas ideias e argumentos, além de opiniões claras e diretas.

3. Tenha conhecimento.

Falar, escrever, “tuitar” e expressar uma opinião de uma maneira geral exige domínio sobre o assunto, seja através de estudo ou experiência que agregue algum valor ao receptor. Transmitir ideias falsas é um risco para o comunicador de perder a credibilidade.

4. Atenção à linguagem utilizada.

Em ambientes muito formais, evite o uso de gírias e abreviaturas, em falas e textos, que podem empobrecer e tornar o discurso vago. Já em conversas mais informais, evite termos muito rebuscados e científicos. Em ambas as situações, aposte no bom humor e leveza no discurso, essa é uma forma de manter a interação do diálogo e cativar o ouvinte.

5. Preste atenção à resposta do outro.

Em qualquer situação, o “feedback” é uma maneira construtiva de tornar a sua comunicação mais eficaz. Mas preste atenção na disposição e forma com que essa resposta é dada, ignore grosserias e ofensas e se foque em opiniões de pessoas com credibilidade e bom senso.

Nem sempre o ouvinte expressará uma opinião clara ou afirmará, com certeza, que entendeu a sua mensagem, por isso é preciso prestar atenção a outros pontos que dirão se a sua ideia foi compreendida com sucesso.

Uma dessas formas é a linguagem corporal. Olhar vago, bocejos, corpo desviado da direção do outro indicam desinteresse no que está sendo dito e desconforto com a situação. O mesmo vale para quem está emitindo uma opinião, uma postura desleixada, cabeça baixa e olhar não direcionado ao outro podem trazer uma ideia de desinteresse ou falta de verdade no que está sendo dito.

Espero que tenha ajudado esse artigo. Se te ajudou então compartilhe! Quem sabe será útil para os seus amigos também.

Qualquer dúvida deixe um comentário.