Por Que os Homens Mentem? – Descubra os Principais Motivos

É certo que a mentira faz parte da vida humana, independente se homem ou mulher, no entanto, existe uma tendência maior para o lado masculino, por isso, nos questionamos: Por que os homens mentem?


Sabemos que existem várias situações que são mais propícias para a mentira acontecer, além de depender se você descobrirá ou não a verdade, pois nem sempre acontece.

No entanto, será que existe alguma explicação científica para essa tendência masculina? Então, vamos entender porque os homens mentem.

5 principais motivos do porquê os homens mentem

Listaremos alguns motivos principais para os homens mentirem, são eles:

  1. Postura do Macho Alfa

Sabemos que os homens gostam de exibir a postura de “machão”, ser o todo poderoso, afinal, quem nunca ouviu uma história de pescador? Então, eles gostam de mostrar uma imagem superior ao que é real para impressionar.

Eles contam histórias demonstrando as suas superqualidades, como um ser superior, dominante, somente para se exibir e impressionar a quem quer que seja, por isso é natural que inventem histórias que nunca aconteceram.

  1. Evitar dramas

Então, é isso mesmo? Os homens fogem de dramas, evitam demonstrar seus sentimentos e desejam evitá-los o máximo possível. Para evitar discussões, dramas, machucar você ou até ele mesmo, com certeza ele não hesitará em mentir.

  1. Eles querem sexo

Bem, não descobrimos a roda, mas com certeza é esta uma dos principais motivos de mentirem ou fingirem dizendo que estão apaixonados, falam sobre sentimentos que não existem, só para levá-la para cama.

  1. Eles não querem machucá-la

Já vimos um pouco sobre isso quando falamos do drama, mas aqui vai um pouco além, principalmente quando não sentem mais nada por você ou está interessado em outra pessoa, ele procurará mentir para evitar isso.

  1. Eles brincam com os sentimentos alheios

E sim, é cruel, mas acontece. Não com todos os homens, mas existem alguns que brincam com os sentimentos de algumas mulheres, geralmente as que se mantêm submissas a ele, o que faz com se sintam dominadores.

Mas se não querem machucar, por que fazem?

Sabemos que muitos contam todas as histórias mais lindas, realizam grandes declarações de amor, são os mais românticos e os mais atenciosos, no entanto, quando transam, simplesmente somem.

Isso pode parecer até premeditado e, muitas vezes, é mesmo, porém em alguns casos eles até pensam que realmente estão apaixonados mesmo, mas não é verdade, é apenas desejo.

Na realidade, eles pensam que podem mentir para esconder algo, ou para evitar que nos machuquem, porém é que realmente machuca. Além de mentir também para manter a pessoa ali, submissa a ele, é uma forma de domínio.

Em outras situações eles acham que vão conseguir esconder, que deixar quieto, sem problemas ou confusões é bem melhor, mais simples e menos doloroso, só que isso é menos doloroso para ninguém.

Entender alguns comportamentos é um pouco complexo, principalmente quando tratamos de relações humanas, nem sempre o que parece realmente é, mas podemos procurar conhecer melhor para evitar que aconteça.

Podemos até nos blindarmos contra essas situações a partir do momento que mantivermos nossa autoestima em dia, analisando a pessoa de forma racional, pois muitas vezes o nosso coração nos engana, porque é o que queríamos.

Não se deixe enganar por pessoas que não fazem o que cumprem, precisamos analisar as pessoas pelas atitudes, estas falam mais alto do que apenas palavras. Por isso, fique atenta ao seu sexto sentido, ele funciona!

Veja também: Como descobrir se alguém está mentindo

Além disso, não generalize, ou seja, existem exceções, não ache que todo homem age assim, alguém pode ser diferente. E já que entendemos alguns dos motivos do por que os homens mentem, podemos ficar mais atentas.