Como fazer ração e biscoitos para cachorro

Todos queremos que os nossos animais de estimação sejam felizes e saudáveis! Uma alimentação equilibrada e adequada significa uma maior longevidade para os nossos amigos de quatro patas. Existem muitos estudos que comprovam que as rações que compramos nos supermercados têm níveis elevados de sal e de gorduras, o que a longo prazo pode resultar em complicações de saúde para os cachorros. Uma opção cada vez mais apreciada pelos donos de cachorros é a ração caseira. Pode parecer um pouco estranho e complicado fazer ração para cachorros em casa, mas a verdade é que é bem mais simples do que parece! Neste artigo, explicamos como pode fazer uma ração saudável e nutritiva em casa!


Aprenda a fazer ração para cachorros

Ingrediente básico: carne

A carne é um alimento obrigatório para os cachorros, uma vez que são animais carnívoros. Todos os cachorros ficam saciados e satisfeitos após comerem um bom pedaço de carne. As carnes de frango, de vaca e de cordeiro são as mais indicadas para preparar a refeição do seu cachorro. É importante que o nível de gordura máxima da carne se encontre entre os 15% e os 20%. E se a carne não estiver em condições para consumo humano, também não estará para o seu cachorro. A carne usada deve ser sempre fresca e deve estar no prazo de validade.

Vegetais são obrigatórios
Tal como na alimentação humana, é muito importante incluir vegetais na alimentação canina. A refeição de um cachorro deve ser composta por 1/2 de vegetais, pois são eles que vão conferir fibras, minerais e vitaminas ao animal. Aconselha-se que os vegetais sejam cozinhados a vapor, pois desta forma conservam mais facilmente os nutrientes, o que é mais benéfico para os cachorros. É preciso ter muito cuidado na escolha dos vegetais a usar, pois existem legumes proibidos para cachorros. Nunca dê feijões crus, cebola, tomate e rabanete ao seu cachorro. Pelo contrário, deve privilegiar uma alimentação com ervilhas, abóbora, couve-flor, batata doce e feijão verde.

Saiba também: Quais as Frutas que os Cachorros Podem Comer?

Diga não a grandes quantidades de batatas e arroz

As rações industrializadas contêm uma quantidade elevada de arroz e batatas e isso acontece devido aos baixos custos de produção. No entanto, estes hidratos de carbono não têm valor nutritivo para os cachorros e quando são consumidos em grande quantidade podem contribuir para o surgimento de doenças renais e são responsáveis, na maior parte dos casos, pela obesidade canina. Numa refeição canina, a quantidade de hidratos de carbono não deve exceder os 25% da quantidade total da refeição.

Receitas caseiras de Biscoitos para Cachorros

De seguida, deixamos-lhe duas receitas caseiras de biscoitos para o seu cachorro! Ele vai adorar!

 

Biscoitos de cenoura

Ingredientes:

– 3 cenouras cozidas e amassadas

– 2 colheres de sopa de alho bem picado

– 2 chávenas de chá de farinha de trigo integral

– 1 chávena de chá de flocos de aveia

– ¼ de uma chávena de chá com gérmen de trigo

– 2 ovos inteiros

Preparação:

Misture as cenouras amassadas com os ovos e o alho, até conseguir uma pasta completamente homogénea. Acrescente os restantes ingredientes e misture tudo muito bem. Numa base polvilhada de farinha, disponha a massa e corte-a em formatos de biscoitos. Pré-aqueça o forno a 130 graus e antes de colocar os biscoitos no forno, pincele-os com clara de ovo, para que o resultado final seja brilhante. Unte a forma com óleo vegetal e leve os biscoitos ao forno cerca de 20 minutos.

Biscoitos de queijo

Ingredientes:

– 300 gramas de farinha de trigo integral

– 50 gramas de farinha de aveia

– 70 gramas de queijo Emmental ralado

– 30 gramas de queijo parmesão ralado

– 100 gramas de puré de maçã

– 2 colheres de sopa de azeite

– 3 colheres de sopa cheias de água

 

Preparação:

Misture todos os ingredientes até obter uma mistura cem por cento homogénea. Numa base polvilhada de farinha, disponha a massa e corte-a em formatos de biscoitos a seu gosto. Pré-aqueça o forno a 130 graus e antes de colocar os biscoitos no forno, pincele-os com clara de ovo, para que o resultado final seja brilhante. Unte a forma com óleo vegetal e leve os biscoitos ao forno cerca de 20 minutos. Se não estiverem dourados após este tempo, deixe assar mais um pouco.

As rações caseiras, além de terem um maior valor nutritivo, são também mais agradáveis para os cachorros, uma vez que os sabores variam com mais frequência. Não precisa de fazer sempre a mesma receita de ração, porque o aconselhável neste tipo de alimentação é mesmo a variedade! Experimente diferentes combinações de ingredientes e em caso de dúvidas consulte sempre o seu veterinário!

Saiba também: 11 Alimentos Que Não Deve Dar ao seu Gato