Como tirar boas fotos para vender o automóvel

A oferta de carros usados no mercado automóvel é vasta. Seja em stands de rua, revistas especializadas, ou stands virtuais, a oferta é imensa. Por isso, torna-se indispensável destacar o seu veículos dos restantes concorrentes. A internet é uma ótima ferramenta para anunciar o seu automóvel, sendo as fotografias o elemento que mais se destaca mais num anúncio online.


Embora possa parecer um processo simples, existem vários truques que o podem ajudar a valorizar o carro, tirando partido das suas melhores características. Isso irá com certeza aumentar as chances de receber mais contatos e de vender o veículo mais rapidamente. Siga estes 5 passos fundamentais e torne o seu carro usado num dos mais cobiçados por quem procura comprar um automóvel.

Veja também: Como transferir um automóvel para um novo proprietário

Como tirar boas fotos para vender um automóvel usado

1. Dê um “banho” ao seu carro

Em primeiro lugar é indispensável que dê um “banho” completo ao seu carro. Um carro sujo não é nada apelativo e pode passar a ideia que você foi descuidado com a restante manutenção automóvel. Por isso lave-o bem, encere, limpe os vidros e as jantes. O interior do carro é igualmente importante, e convém estar asseado. Aspire o chão, troque os tapetes por uns novos e limpe todo o tablier e estofos.  Este processo pode tirar alguns anos de vida ao carro no que toca ao aspecto visual.

2. Escolha cuidadosamente o local para fotografar o veículo

Dar uma boa presença ao automóvel é fundamental. A escolha do local certo para fotografar o veículo é de extrema importância no que toca a tornar o seu carro o centro das atenções. Cenários muito escuros ou sob sol intenso são de evitar. Uma pintura muito brilhante, por exemplo, irá refletir o céu no capot e outras partes do veículo, tornando-se mais difícil distinguir todos os seus detalhes.

Escolha um ambiente iluminado e fotografe o seu carro ao inicio da manhã ou da parte da tarde, evitando o meio do dia, altura em que o sol está mais intenso. Escolha um ambiente neutro, longe das pessoas, prédios ou outras distrações, que podem tirar protagonismo ao seu veículo. O veículo tem de ser o foco principal da fotografia, e nada pode chamar mais a atenção do que este. Não inclua grande parte do céu na foto. Ele irá criar uma tonalidade azul ou branca que desviará igualmente a atenção do veículo.

Fotografe o carro de todos os ângulos. Muitos anúncios mostram apenas a frente ou lateral do veículo, descurando os restantes ângulos. É importante fotografar o carro de várias perspectivas, de preferência num fundo com apenas uma tonalidade. É importante escolher como foto principal a que corresponde ao melhor ângulo do carro, que é a dianteira-lateral. Faça vários testes e tire várias fotografias para poder escolher a melhor.

3. Fotografe todas as características importantes do carro

Tire uma foto do painel de instrumentos, principalmente com o carro ligado. Isto dará ao possível comprador informações importantes como a temperatura do motor, quilometragem, e a ausência de luzes indicadoras de avaria. Fotografe também todos os extras que o carro oferece. Desde rádio, ar condicionado, GPS, ou qualquer instrumento que o carro possua, é importante valorizar todos os instrumentos adicionais. O volante é geralmente sinal de desgaste do veículo pelo que é importante que esteja limpo e de preferência em bom estado. Se este for o caso, inclua uma fotografia detalhada do seu estado.

Fotografe o motor e todo o interior do capot. Este passo é de extrema importância pois demonstra que não tem nada a esconder no que diz respeito ao estado do motor,bateria, alternador, cablagens,e todas as restantes componentes de produção, armazenamento e distribuição de energia para o motor.

No entanto, não se esqueça de limpar bem o motor se o planeia fotografar. Um motor sujo, ou com perdas de óleo pode afastar potenciais clientes.

4. Fotografe os defeitos do veículo

Um veículo usado, por poucos quilómetros que tenha, tem sempre um arranhão ou um pequeno defeito derivado do uso. Embora possa parecer que o ideal seja esconder todas essas falhas, uma boa técnica de venda consiste precisamente no contrário. Os defeitos estão lá, e caso um possível interessado decida ir ter consigo para ver pessoalmente o carro, vai acabar

5. Faturas e livro de revisões

Se tem um livro de revisões carimbado pela oficina, fotografe e coloque no final do anúncio, juntamente com as imagens do carro. O mesmo se aplica a faturas de arranjos feitos recentemente, trocas de óleo, filtros ou pneus ou até mesmo reparações pequenas. A manutenção de um veículo é fundamental para a vida útil do mesmo e o ideal é que as fotografias façam transparecer a ideia de que esta foi feita corretamente ao longo do tempo em que possuiu o carro. Embora possa apenas escrever no anuncio que possui estes documentos, as fotografias garantem ao cliente que realmente as tem, aumentando as chances de um possível contacto.

Veja também: Dicas para limpar para brisas do carro

Depois de seguir todas as nossas dicas é hora de publicar o seu carro usado para venda nos melhores portais de anúncios online de carros usados:

Portugal

www.auto.pt
www.standvirtual.com

Brasil

www.icarros.com.br
https://www.webmotors.com.br