Coaching: O que é, O que faz e Como Pode Ajudar Você

Você já ouviu a palavra “coaching”? Se sua resposta for sim, certamente se encheu de dúvidas na cabeça, se perguntando o que isso é, e para que serve. Sendo assim, pode ter certeza de que este é o artigo certo para você.


Você poderá encontrar aqui tudo o que gostaria de saber sobre o assunto para se manter mais informado. Para isso, basta continuar lendo.

O que é coaching?

Além das milhares de explicações que podem ser encontradas em muitos sites, começando da Wikipédia mais didática, até um artigo em outros sites, podemos dizer que o coaching é um caminho de mudança.

É difícil defini-lo de outras formas, e confirmando isso, apesar de ter procurado na web, não é tão fácil encontrar uma descrição adequada: muitas pessoas se concentram em descrever como se desdobra, outras dizem que é uma formação personalizada.

O coaching é, portanto, um caminho de mudança que a pessoa (chamada coachee) vive, acompanhada por um coach especializado capaz de guiar, treinar, estimular, sem jamais substituir o trabalho do outro.

O treinador poderia usar algo como um slogan pessoalÉ uma regra de ouro para aqueles que querem conduzir uma mudança que seja eficaz, que promova e apoie os esforços daqueles que decidiram mudar ao longo do tempo.

Coaching pessoal para acompanhar a mudança

É possível definir coaching pessoal como um “acompanhamento”. Aqui, esta é a palavra que mais adequada e que torna a ideia boa.

O coaching não é realmente “uma estratégia de treinamento.

Porém, precisamos facilitar os processos de mudança que são diferentes de pessoa para pessoa.

Nos caminhos de mudança em que o coach é o treinador, podemos dizer com certeza que não há um coachee (a pessoa que decidiu tomar o caminho) igual a outro.

São objetivos diferentes, tempos de maturação diferentes, abordagem diferente, habilidades intelectuais e emocional diferente.

Conhecendo bem a estratégia de ajuda a ser implementada, você tem que ouvir e entender o que o outro está realmente lhe dizendo, aquilo que está comunicando com você.

Tendo sido estabelecido os objetivos, sempre é bom atingir o coachee de acordo com suas formas de agir e seus esquemas.

Todos amadurecem a mudança com seus próprios métodos e com seus próprios tempos.

Voltando a dizer, o coach é um facilitador que conhece a dinâmica humana (na verdade se, além de ser coach, o treinamento também é psicólogo) e, sem presunção de conhecimento, ajuda quem tem que expressar seu potencial.

Quando é hora de mudar, e como o coaching pode ajudar?

Muitas pessoas que decidiram embarcar em um curso de coaching, fizeram isso porque sentiram que estavam “presas”, com dificuldade em atingir seus objetivos ou em defini-las (dificuldades no relacionamento com os outros, dificuldades na tomada de decisões, etc.).

É por isso que o coaching pode ser útil quando se sente a necessidade de esclarecer os pensamentos, ações e definir um caminho tangível de desenvolvimento pessoal.

Sendo assim, a verdadeira essência do coaching é ajudar o outro sem demolir sua maneira de ver as coisas. Não é útil para qualquer pessoa demolir e depois reconstruir os fundamentos do ponto de vista (pensamento, sentimento, pensamento, a realidade interpretação) do coachee.

O importante é ajudar a pessoa a estar mais satisfeitos com suas ações, mais consciente e pronto para enfrentar as situações difíceis da vida.

Veja também: Como recuperar a motivação após a depressão

Portanto, há diversos tipos de abordagem, mas nem todas elas serão eficazes, pois sabemos que muitas vezes os pensamentos/sentimentos das pessoas são diferentes umas das outras.

Mas para resumir tudo, coaching é tudo isso que você viu mais acima. A ideia é excelente, principalmente nos dias atuais. Caso conheça alguém que tenha essa mesma dúvida que você, não esqueça de compartilhar com ele também. Essa é uma informação útil para todos.