O momento em que se descobre que se está grávida é um dos mais marcantes para a vida de uma mulher que sempre desejou ser mãe. Contudo, os sintomas de gravidez por vezes confundem-se facilmente com os sintomas da TPM( Síndrome pré-menstrual é o período cíclico que precede a menstruação), criando falsas esperanças nas aspirantes a mamães. Esses sintomas de TPM, aliados a atrasos da menstruação muitas vezes causados pela ansiedade em excesso, podem trazer momentos verdadeiramente aflitivos para uma mulher. Além do teste de gravidez, que é o método mais fiável e o único cem por cento eficaz para saber se você está grávida, existem outros sintomas que lhe indicam que um novo bebê está a caminho e que lhe dão as pistas necessárias para que se dirija rapidamente à farmácia mais próxima!
publicidade
Confira neste artigo para saber se você está grávida!
Esteja atenta aos sinais do seu corpo
Existem alguns sintomas que, caso surjam em conjunto, podem significar que está esperando um bebê. As mulheres, por norma, conhecem bem o seu corpo, pelo que qualquer alteração significativa pode ser sinal de alarme. Os sintomas mais comuns de início de gravidez são os seguintes:
- Aréolas dos mamilos mais escuras
- Atraso menstrual superior a uma semana
- Aumento da líbido
- Aumento de peso em pouco tempo
- Aversão a cheiros que antes não eram incomodativos
- Coceira vaginal
- Cólicas pouco intensas, mas incomodativas
- Desejos esquisitos (como comer algo de que habitualmente não se gosta)
- Enjoos matinais
- Flatulência
- Inchaço significativo da vulva
- Instabilidade durante o sono
- Instabilidade emocional
- Maior frequência urinária
- Maior produção de saliva
- Mamas maiores e com mais sensibilidade ao toque
- Prisão de ventre durante vários dias
- Sangramentos vaginais em pequenas quantidades
- Transpiração em excesso
“Não sinto sintomas nenhuns. Ainda assim posso estar grávida?”
Sim, em muitos casos a mulher só começa a sentir sintomas no terceiro mês de gestação. É muito comum as mulheres só descobrirem a gravidez devido a exames de rotina e ficarem verdadeiramente surpreendidas. Existem também mulheres que continuam a ter a menstruação durante todo o período de gestação. Além disso, cada corpo é um corpo e existem sintomas de gravidez que você pode sentir todo o mês, durante o período da TPM.
Saiba também: Como saber se a minha gravidez é de verdade?
Analisando o teste da farmácia
Os testes de gravidez das farmácias são bastante eficazes, por isso, não precisa de esperar ir no médico para saber se está realmente grávida. Um teste de gravidez pode ser comprado em qualquer farmácia e pode apresentar um de dois resultados:
- Duas riscas: o teste deu positivo, o que significa que você está grávida;
- Uma risca: o teste deu negativo, o que significa que você não está grávida.
É muito fácil fazer este teste de gravidez. Basta urinar recolher urina num copo e colocar a fita no recipiente. Depois, use um conta-gotas para depositar a urina na fita e aguarde o resultado.
Mas tenha calma: não existem falsos positivos, mas existem falsos negativos. Você poderá estar tão no início da gravidez que ainda não é possível ser detetada através de um teste de farmácia. Nestes casos, só uma análise ao sangue é que conseguirá dizer se realmente está grávida ou não.
Ser mãe é o sonho de muitas mulheres, mas você não se deve sentir pressionada a engravidar rápido e muito menos deve sentir-se mal por não conseguir engravidar de imediato. Existem muitas mulheres que têm dificuldade em engravidar, mas, felizmente, há cada vez mais tratamentos que ajudam nesses casos. O importante é você planear ser mãe com calma e apenas se você quiser realmente dar esse passo! A gravidez é um momento maravilhoso para todas as mulheres, pelo que ansiedade e estresse devem ser deixados de lado. Acompanhe sempre o processo de tentar engravidar com um médico, pois ele é o profissional indicado para lhe dar os melhores conselhos!