5 Ideias Criativas para o Lanche da Escola

O intervalo entre as aulas do seu filho é um momento importante para ele descansar um pouco, brincar com os amigos e manter as energias por meio da alimentação. Como o lanche escolar vai ser consumido no meio da manhã ou da tarde, ele precisa ser leve ao ponto de não competir com as principais refeições do dia e claro tem que ser nutritivo.


Os nutricionistas remendam que o lanche escolar tenha uma fonte de carboidratos e outra de lácteos, uma porção de frutas ou legumes e uma bebida.

Cada um desses componentes vai servir para fornecer energia e ser fonte de proteínas, vitaminas, minerais e fibras, além de manter a criança sempre hidratada.

Geralmente as opções preferidas de lanche escolar da criança são aquelas que envolvem refrigerante, salgadinhos fritos, biscoitos salgados e doces. Mas estas não são nem um pouco saudáveis.

Uma dica para agradar a vontade dele é estipular um dia da semana que ele possa levar um chocolate ou um biscoito, por exemplo. Mas, sem deixar de comer os outros alimentos.

Agora se você tem dúvidas sobre quais alimentos saudáveis incluir no lanche escolar do seu filho(a), então confira a seguir algumas ideias super interessantes de como você deve montar o lanche da criança, de modo que ele forneça tudo o que ela precisa para se desenvolver bem e com saúde.

Ideias para montar o lanche escolar

Você pode fazer com que seu filho se interesse pela própria alimentação e pedir a ajuda dele na hora da montagem do lanche escolar. Vai ser divertido e muito instrutivo que ele entre com contato com os alimentos que vai comer.

Além disso, você pode pensar em montagens diferentes que atraiam a atenção e a vontade dele. Para isso, escolha alimentos coloridos e faça cortes diferentes de cada um como bolinhas, tiras, triângulos, quadrados e por aí vai.

Veja a seguir algumas ideias incríveis para você montar o lanche escolar para o seu filho durante uma semana inteira.

Lanche escolar nº1

Corte tiras de mamão e de pêssego. Um pedaço de bolo caseiro de preferência de frutas como laranja, banana ou abacaxi. Faça cubinhos de ricota e finalize a lancheira com uma porção de leite.

Lanche escolar nº2

Um pão de queijo caseiro de tamanho médio (ou três pães de tamanho pequeno). Um pouco de cream cheese cremoso. Morangos cortados ao meio e uvas inteiras sem caroços. Um suco de fruta.

Lanche escolar nº3

Salada com três ou quatro frutas diferentes (cortadas em tamanhos pequenos). Cereal integral para acompanhar. Iogurte de garrafinha. Água mineral.

Lanche escolar nº4

Uma bisnaguinha integral com geleia de fruta como morango ou maracujá. Mangas cortadas em palitinhos. Quatro ou cinco ovinhos de codorna. Suco de fruta.

Lanche escolar nº5

Melancia cortada em bolinhas. Torradinhas integrais. Queijo branco. Uma garrafinha de água de coco.

O segredo de lanches saudáveis

Basicamente, o principal segredo para você montar um lanche escolar saudável para o seu filho é optar por uma diversidade de ingredientes ao longo da semana. Sempre tendo em mente quais são as porções básicas de cada nutriente que ele precisa.

Se você não possui tempo de preparar alguns alimentos como bolos e biscoitos caseiros, procure por marcas que possuam esses produtos em versões integrais. Preste atenção também na quantidade de sal e de açúcar dos alimentos e faça o possível para que seu filho consuma pouco deles.