Guia Prático de Como Combinar Cores

Enquanto algumas cores tem um efeito calmante, outras são estimulantes e ativas. Utilizar a combinação correta faz por isso toda a diferença.  As cores não existem isoladas, elas relacionam-se umas com as outras formando o que se chamam “esquemas de cores”. Descubra neste guia prático de como combinar cores.


O roda de cores

circulo-de-cores

A roda da cor é uma ferramenta importante para o conhecimento das cores e forma como estas se relacionam entre si. Ela as 3 cores primárias (azul, vermelho e amarelo) umas com as outras em quantidades diferentes.

A roda da cor é formada por 3 tipos de cores: primárias, secundárias e terciárias.

As cores primárias são vermelho, amarelo e azul pois não é possível obtê-las a partir da mistura de outras cores.

cores-primarias

As cores secundárias são obtidas a partir da mistura de duas cores primárias em igual quantidade. Elas são: roxo (vermelho + azul), laranja (vermelho mais amarelo) e verde (amarelo + azul).

cores-secundarias

As cores terciárias são criadas a partir da mistura de uma cor primária com uma secundária do mesmo lado da roda.

triade

Para além da mistura de cores, a sua intensidade é também muito importante, para isto a cor é misturada com branco ou preto conforme se pretende um tom mais claro ou mais escuro.

Combinações monocromáticas

São combinações da mesma cor em diferentes tonalidades (mais claro ou mais escuro) adicionando preto ou branco à cor base.

cores-monocromaticas

Nos exemplos acima a combinação lilás causa um efeito calmante, os laranjas produzem uma sensação de calor e os verdes um efeito mais refrescante.

Cores análogas

São cores próximas na roda de cores, mas que resultam de diferentes quantidades das cores que as compõem.

cores-analogas-monotone

Tríade de cores

Uma tríade de cores é uma combinação formada por três cores equidistantes umas das outras na roda de cores.

cores-triade

As três cores primárias assim como as três secundárias são um exemplo de duas tríades de cores.

Veja também: Como se escrevem os números de 1 a 50 em inglês

Como escolher um esquema de cores?

A cor é algo muito pessoal e subjetivo que vária de pessoa para pessoa de acordo com o gosto, no entanto existem combinações de cores que embora não agradem a todos estabelecem entre si um certo grau de harmonia.

Antes de mais é importante saber qual o estado de espírito que deseja induzir, calmante, relaxante, ativo etc.…

Escreva num papel as cores que lhe vêm à cabeça quando pensa na sensação que deseja transmitir. Procure imagens em revistas ou na web que transmitam o mesmo efeito que pretende e analise as cores presentes nelas.

A dimensão em que cada cor escolhida vai aparecer na sua combinação é igualmente importante. Se por exemplo estiver a decorar uma sala, as paredes pintadas de vermelho podem-se tornar rapidamente cansativas e demasiado exuberantes, se pelo contrário restringir o vermelho a pequenos apontamentos como almofadas ou toalhas de mesa o espaço ganhará um ambiente mais leve sem perder o efeito de acolhedor do vermelho.

Veja no exemplo abaixo três combinações das mesmas cores ocupando diferentes áreas e os efeitos distintos que transmitem.

combinacao-de-cores

Esperamos que esse artigo de como combinar as cores tenha ajudado. Se ajudou compartilhe com seus amigos. Para mais artigos como esse acesse nossa categoria Artes.