Como começar a fazer tricô: o guia para iniciantes

O tricô é uma arte muito bonita, conhecida como a técnica de entrelaçamento de fios através do uso de duas agulhas, mas se você ainda não se lançou nela, vai pensar que tudo é muito difícil e que jamais conseguirá criar uma peça bonita. Essa ideia está totalmente errada! O tricô, apesar de parecer um quebra-cabeças, é uma arte em que você se vai sair bem e para isso basta apenas conhecer os truques certos e seguir passo-a-passo todos os tutoriais. Para facilitar a sua tarefa, preparamos um guia para iniciantes, para que possa iniciar hoje mesmo a sua jornada pelo mundo do tricô!


Como começar a fazer tricô: o guia para iniciantes

Conheça bem o material e saiba separá-lo

Existem muitos tipos de lã e muitos tipos de agulhas. É essencial conhecer bem os materiais para quem está iniciando e é muito importante usar o número de agulha adequado ao tipo de lã que está usando. Se não usar as agulhas adequadas, os pontos não vão ficar corretos. Se usar uma agulha muito fina para uma lã muito grossa, vai sair um ponto mal feito! E para os iniciantes é mais aconselhável usar lã grossa, pois a lã mais fina pode ficar desfiando demais e atrapalhando o trabalho.

Aprender os pontos básicos

Antes de se aventurar para uma peça, é importante que conheça os pontos básicos e saiba como montá-los na agulha. Os pontos santa clara e ponto jersey são os mais importantes para quem está começando a entrar neste mundo. Aconselhamos que assista a alguns tutorias sobre estes pontos Youtube, pois felizmente existem muitos vídeos que explicam direitinho como fazer os diversos pontos!

 

Veja também: 7 Dicas para um croché perfeito

 

Ser paciente

É normal que no início alguns pontos não saiam do jeito que você pretende e que a peça não fique com o aspeto desejado. Leva algum tempo até que você se entenda na perfeição com a agulha, por isso é muito importante que você seja paciente e que não desista na primeira adversidade. E claro que a perfeição só se ganha com a prática, por isso deve praticar sempre que puder!

Escolha receitas fáceis

Se você está iniciando agora no mundo do tricô, deve começar por receitas fáceis de fazer. Se escolher uma peça muito complexa com diversos tipos de pontos, a probabilidade de errar é muito maior e corre ainda o risco de ficar frustrado e desmotivado. Por isso, não deve ambicionar fazer uma receita demasiado complexa logo no início, pois isso só servirá para desmotivá-lo. Escolha algo simples e pouco a pouco vai evoluindo para peças mais sofisticadas!

Troque ideias com quem já é pró

O mundo web permite que falemos com pessoas de todo o Mundo e você deve aproveitar isso para participar em chats e fóruns da especialidade. Fale com pessoas que já são experientes neste mundo e certamente que irá aprender com elas!

Compre revistas da especialidade

Existem muitas revistas de tricô que têm receitas fáceis para todos os níveis de tricô e onde você pode perceber melhor como ler uma receita. Claro que você pode e deve complementar o seu conhecimento assistindo vídeos e tutoriais no Youtube mas não deixe de acompanhar as revistas sobre crochet, pois elas vão ajudá-lo a entrar melhor neste meio e também apresentarão tendências do momento.

O tricô é uma arte muito bonita e você não deve desistir à primeira dificuldade! Além de conseguir criar peças únicas, fazer tricô vai ajudá-lo a aliviar o stress e a diminuir os níveis de tensão, pelo que a sua prática é totalmente aconselhável. Desconecte-se do Mundo e foque-se na sua peça!

Sabia que existe quem ganhe mais de 3000 Reais fazendo tricô em casa? Clique na imagem em baixo para saber tudo!