Quer aprender como fazer introdução? Então você está lendo o artigo certo. A introdução é uma peça chave de qualquer texto. É importante que ela seja atrativa e bem escrita. Assim, o leitor vai ter vontade de continuar lendo o seu texto.
publicidade
Tem muitas pessoas que não possuem domínio com a escrita. Além disso, a maioria concorda que o mais difícil é dar início a um texto. Uma boa introdução vai definir se o leitor vai ser conquistado ou afastado.
Pensando nisso, preparamos esse artigo para você aprender como fazer uma introdução. Ao final desse artigo, você vai ver que fazê-la não é tão difícil como parece. Não deixe de conferir e boa leitura!
O que é uma introdução?
Como o próprio nome diz, introdução é a parte do texto que vai introduzir o assunto que vai ser abordado. Pode até parecer algo óbvio, mas não é. Muitas pessoas fazem a introdução totalmente errada.
Listaremos agora algumas coisas que não devem estar presentes em uma introdução.
- Um resumo do texto
Você quer que o leitor leia o seu texto até o final, não é mesmo? Então, qual seria o objetivo de colocar tudo na introdução? Se você fizer isso, não teria sentido a pessoa continuar lendo.
- Um contexto sobre a humanidade
Se o seu texto for sobre a origem da humanidade, tudo bem. Mas se não for, não tem porque você começar o seu texto dizendo “desde que o mundo se tornou mundo…”.
- Repetição do título
A pessoa já leu o título. Não precisa repetir o assunto.
- “Era uma vez…”
Você não vai contar uma história enorme na introdução. A mesma precisa ser objetiva, sem enrolação.
Veja também: Como fazer fichamento de textos e artigos
E o que deve ter em uma introdução?
- Contextualize o leitor
Assim como o título, a introdução deve abordar o assunto que você vai tratar no texto. Por isso, a ideia é contextualizar o leitor a respeito desse assunto, mostrando qual caminho você vai seguir.
- Traga uma informação relevante
Dessa forma, o seu texto vai gerar valor para quem está lendo. Caso contrário, ele não vai continuar a leitura.
- Instigue
Como dito anteriormente, você não quer que o seu leitor pare de ler o seu texto. Por isso, não entregue tudo na introdução. Desperte a curiosidade do seu leitor, deixando alguma promessa ou pergunta.
- Seja breve
Não tem necessidade de uma introdução ter muitos parágrafos, de muitas linhas. Se coloque no lugar do leitor: você leria uma introdução longa?
- Mostre os benefícios de continuar na leitura
Mostre o que as pessoas vão aprender lendo o seu texto. O que elas vão ganhar com a leitura. Esse tipo de informação é excelente para uma boa introdução
Veja também: Como escrever um resumo
Como fazer uma boa introdução?
Alguns pontos devem ser pensados na hora de você começar a sua introdução.
- Persona
Você tem um público. Quem são as pessoas que compõem esse público? Quando ela ler o seu texto, o que ela vai querer que seja respondido?
O problema da pessoa deve ser mostrado na introdução. E você também deve mostrar que vai mostrar a solução do problema ao longo do texto.
- Linguagem
Use o mesmo padrão de linguagem desde a introdução até a conclusão. Isso auxilia que o leitor se engaje e se sinta atraído pelo seu texto. E não se esqueça de focar a linguagem na sua persona.
- Objetivo do texto
Qual objetivo específico do seu texto? Você está fazendo uma introdução para um trabalho da escola? Para o seu TCC? Para o seu blog? Dependendo do seu objetivo que você deve direcionar o seu texto para o público.
Caso você não saiba onde quer chegar, sua introdução se tornará genérica e não vai gerar um bom engajamento por parte do seu público.
- Tamanho do que está sendo produzido
Quanto menor for o texto, menor deve ser seu início. Por exemplo, se o seu texto tem 600 palavras e você faz a mesma com 300 palavras, algo está errado.
Você deve deixar a sua introdução bem objetiva. Lembre-se: ela serve apenas para introduzir o assunto e atrair o leitor.
Agora você já sabe como fazer uma introdução. Siga nossas dicas que você não terá dificuldade em iniciar o seu texto. Até mais!