Como Aliviar a Dor nos Rins

Como o rim fica situado na área superior do abdômen, bem próximo aos músculos das costas, sempre que você sentir dor nas costas – principalmente na região entre as costelas e as nádegas, e inclusive na  lateral do corpo – caminhando até a virilha, pode ser sintomas de futura dor nos rins.


Como se livrar da dor nos rins?

1 – Quem tem problema nos rins, precisa de muita água – O desconforto renal, somente desaparece mediante beber muito líquido. Uma pessoa saudável, precisa beber até 3 litros de água, e para aqueles que estão com pedras nos rins, devem beber um pouco mais.

A função da água é justamente atuar na remoção das bactérias presentes nos tecidos dentro do rim; pelo fato da urina ficar parada, ela acaba se tornando um local adequado para o crescimento da bactéria.

Por isso, há a necessidade de beber muita água, isso faz com que a circulação contínua por meio dos rins, seja sempre ativa. E ainda ajuda a evitar que os microrganismos se tornem muitos, provocando a dor.

2 – Você precisa de descanso – Ao deitar-se, você auxilia na redução da dor nos rins. Se você tiver uma lesão ou um cálculo renal, ao movimentar–se de maneira exagerada, é possível que o rim venha a sangrar.

3 – Compressa quente sobre os rins, melhora a sensação de incômodo – Quando aplicada sobre o rim, a compressa quente traz alívio imediato. A sensação de calor otimiza  a circulação sanguínea, e assim retarda o desconforto, melhorando os nervos do rim.

4- Utilize medicamentos analgésicos, somente mediante receita médica – Remédios como Acetaminofeno e paracetamol, devem ser receitados pelo médico mediante um ultrassom, jamais tome medicação por conta própria. Esses medicamentos reduzem os cálculos e infecções renais, se bem administrados.

Cuidado com os excessos na hora da dor

5 – Consulte o médico sobre os efeitos dos antibióticos – Se você realmente apresentar algum sintoma de infecção renal, sim, você pode fazer uso, caso o médico passar a receita.

Os cálculos renais costumam deixar a urina presa dentro dos rins, e isso, provoca ainda mais o crescimento bacteriano, que é o principal causador da infecção.

6-Durante esse período, evite a vitamina C – A vitamina C, como sabemos é extremamente benéfica ao corpo, mas para quem possui problema no rim, pode atrapalhar o andamento do tratamento.

7- O famoso suco de Cranberry, muito citado em sites de emagrecimento – O suco de Cranberry, apenas é uma alternativa natural, eficaz e que ajuda muito a minimizar as dores relativas aos rins.

Depois de consumir, ela tem efeito após 8 horas,  faz com que as bactérias interrompam seu crescimento, diminuindo a dor nos rins  e ajudando a prevenir o acúmulo de novos cálculos.

Veja também: Causas da dor no lado esquerdo das costas

Que sintomas têm as dores ligadas aos rins?

Se o trato urinário sofre algum tipo de contaminação, é bem provável que apareça alguma infecção.  A infecção se alastra dentro dos rins, trazendo um terrível desconforto para o portador da mesma. Confira a seguir, quais são os seguintes sintomas:

  • Febre, adicionando calafrios;
  • Vontade frequente de urinar;
  • Sensação de queimação ao urinar;
  • Surgimento de sangue na urina;
  • Cheiro forte quando urina;

Para encerrar, ao sentir dores nos rins, é importante consultar o médico imediatamente. Ele, após analisar os exames, irá indicar o medicamento mais adequado para você, e lembre-se, nunca tome medicação por conta própria.