Como Consultar o Seguro Desemprego

Nos dias de hoje, muitos são os trabalhadores que querem realizar a consulta do seguro desemprego com o auxílio da internet. Por conta disso, confira neste artigo um pouco mais sobre esse benefício e como se torna possível realizar a consulta do mesmo por meio da internet.


O que é o Seguro Desemprego?

Assim como o seu nome já diz, o Seguro Desemprego nada mais é do que um direito de todos os trabalhadores brasileiros, que ficam assegurados quando são mandados embora (desde que sem justa causa) das instituições em que trabalham. Assim, os colaboradores recebem um auxílio, temporariamente, até que possam encontrar um novo emprego. É claro que existem algumas regulamentações para que o indivíduo realmente possa receber o benefício, como ter prestado serviços por um determinado tempo na empresa, por exemplo, e ser mandado embora sem justa causa.

Como consultar o seguro desemprego pela internet?

Para facilitar ainda mais a vida dos desempregados que recebem esse benefício, foi criado pelo Ministério do Trabalho e Emprego um sistema pelo qual o trabalhador pode fazer a consulta do seu seguro sem nem precisar sair da sua própria casa.

A ferramenta, disponibilizada pelo MTE, garante que qualquer trabalhador, desde que regulamentado e com carteira assinada e que tenha direito ao determinado benefício, possa fazer a consulta do mesmo de forma simplificada por meio da internet.

Basta entrar em “Consulta de Habilitação do Seguro-Desemprego”, no site do Ministério do Trabalho e Emprego, e preencher os dados solicitados nesse campo, que no caso, é o PIS ou PASEP do trabalhador. Isso feito, basta clicar em consultar para realizar esse procedimento.

Assim que a sua pesquisa for concluída, o sistema irá gerir um relatório com algumas informações importantes referentes ao seu seguro desempenho, como é o caso da situação do mesmo, o tempo pelo qual o indivíduo pode receber esse benefício, o número de parcelas que ele pode receber, o status dos últimos meses de pagamento e até mesmo a própria data em que o saque estará disponível.

Um pouco mais sobre o benefício

Para ser um beneficiário do seguro desempenho o indivíduo precisa estar dentro de alguns pré-requisitos. O primeiro deles, é claro, é o desemprego: somente os indivíduos que no momento estão sem emprego podem solicitar esse benefício.

Além disso, o indivíduo deve comprovar que não contém nenhuma outra fonte de renda tanto para o próprio sustento como o sustento de sua família como um todo. Em adicional, o mesmo sujeito não pode estar recebendo outros benefícios como é o caso do INSS. Os únicos benefícios que são aceitos em conjunto, nesse caso, é o auxílio em casos de acidentes ou pensão por morte.

O indivíduo também deve ter sido registrado no último trabalho por no mínimo 6 meses, e no caso, deve ter trabalhado por esse período dentro dos 3 últimos anos.

Por fim, o indivíduo que tem direito ao seguro desemprego deve ficar atento, afinal, tem apenas do 7º até o 120º após a demissão para a solicitação do auxílio.

Espero que tenha ajudado esse artigo. Se te ajudou então compartilhe! Quem sabe será útil para os seus amigos também.

Qualquer dúvida deixe um comentário.

Recomendados Para Você: