Como Preencher um Cheque Corretamente

Saber como preencher um cheque corretamente é uma habilidade importante que todo adulto deveria conhecer.


A seguir respondemos as principais dúvidas sobre os cheques. Você saberá onde e como preencher um cheque e como deixá-lo muito mais seguro. Confira.

Índice

Como preencher um cheque

Cheque preenchido
Cheque preenchido

1. Preencher o valor do cheque. No primeiro campo, coloque o valor que pagará. Esse campo fica depois do símbolo de real “R$”.

Para dar maior segurança e impedir que alterem o valor do pagamento adicionando números, é recomendável que você coloque um “jogo da velha”, antes e depois do número. Desse modo não será possível mudar o valor sobre escrevendo o cheque.

2. Preencher o valor por extenso. No campo seguinte você deve escrever o valor do cheque por extenso.

Para aumentar a segurança coloque o valor entre parênteses para que não seja rasurado ou alterado. Também adicione uma linha por todo o espaço que sobrar.

3. Preencha o campo nominal. Este campo é destinado a escrever o nome da pessoa ou da loja que vai ficar com o seu cheque, ou seja, quem você está fazendo o pagamento.

4. Preencher a cidade e data. Escreva o nome da cidade que você se encontra e a data do dia que está preenchendo o cheque.

5. Assinar o cheque. Por fim, você deve preencher com a sua assinatura. Lembrando que você deve assinar da mesma forma que está no RG e que está cadastrado no seu banco.

Uma recomendação importante para ter maior segurança é optar por fazer cheque cruzados e nominais, uma vez que essas medidas evitam possíveis inconvenientes e surpresas desagradáveis.

Para uma melhor compreensão, logo abaixo explicamos o que é cheque cruzado e cheque nominal.

O que é cheque cruzado?

Quem recebe um cheque cruzado somente poderá ser pago através de depósito na conta, não sendo possível retirar o pagamento na boca do caixa.

O cheque fica cruzado quando são feitos dois riscos paralelos no canto esquerdo da folha de cheque.

O que é cheque nominal?

É um cheque que contém o nome completo do favorecido. Quando o cheque é nominal o banco apenas poderá realizar o pagamento à pessoa definida no cheque.

O que acontece com cheque sem fundo?

Quando um cheque é devolvido por falta de fundos, o emissor do cheque pode sofrer restrições no CPF. Caso um cheque seja apresentado duas vezes ao banco e não tenha fundos para ser quitado, o nome da pessoa vai para CCF (Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundo).

O que ocasiona a proibição do banco de dar novos talões de cheque. Além disso, o banco também pode optar por encerrar a conta do emissor cheque.