Como Imprimir o CPF pela Internet – Método Rápido e Fácil

Você recentemente teve algum problema com relação ao seu CPF? Te assaltaram? Ou até mesmo deixou ele molhar?


Bom, nesse caso, será necessário imprimir uma segunda via do seu CPF. Lembrando que isso vale apenas para pessoas que não contém um RG ou uma carteira de motorista com o número CPF válido.

Com o avanço desses documentos, hoje em dia, ter o papel com o número do seu CPF e se tornou algo um tanto quanto desnecessário.

Uma vez que o mesmo já vem presente na carteira de motorista e no RG, se torna muito difícil encontrar um motivo pelo qual você teria que imprimir o seu CPF novamente.

Agora, caso você não tenha o seu RG atualizado com o número de CPF válido ou a sua carteira de motorista atualizada com o número de CPF válido, neste caso, será necessário imprimir uma segunda via.

Neste artigo, eu separei uma dica muito simples de como você pode fazer para imprimir o CPF pela internet no conforto da sua casa.

Vamos conhecê-la?

Como imprimir o CPF pela internet

Para imprimir a segunda via do seu CPF diretamente no site da receita federal, o primeiro passo é acessar o site oficial da receita federal.

Assim como na imagem que está destacada abaixo, será necessário preencher todos os dados para comprovar a impressão do seu CPF.

O comprovante de inscrição no CPF pode ser impresso em papel comum e plastificado pois a sua autenticidade é verificada eletronicamente hoje em dia.

Caso você não consiga imprimir o CPF através da internet, a segunda opção seria procurar uma unidade da receita federal com o seu documento de identificação oficial com foto.

Perdi meu CPF, o que devo fazer?

Caso tenha perdido o seu CPF e precisa tirar uma segunda via, o primeiro passo é fazer um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima da sua casa.

Esse procedimento é necessário pois é preciso comprovar que eu CPF antigo não se encontra mais em suas mãos.

Desta forma, caso uma pessoa mal-intencionada resolva utilizar o seu CPF para qualquer finalidade, você poderá recorrer junto à justiça para impedir qualquer dano moral a sua pessoa.

Veja também: Como saber data de nascimento com CPF?

É possível utilizar o CPF como documento de identificação?

Apesar do CPF ser um documento muito importante para você cidadão, ele não pode ser utilizado como documento de identificação.

Ele não possui alguma assinatura e atualmente não conta com a sua fotografia, onde a sua aceitação como documento de identificação só pode ser feito quando apresentado juntamente com o seu RG, passaporte, carteira de motorista ou carteira de trabalho.

Quem pode tirar o CPF e quais são os requisitos mínimos para tê-lo?

Para que você possa solicitar o seu CPF é necessário se enquadrar em alguns requisitos mínimos de acordo com a necessidade.

Aqueles que podem tirar o documento são:

  • Brasileiros menores de 16 anos: nesse caso, a solicitação do documento deverá ser feita pelos pais ou responsáveis como curadores, tutores ou até mesmo representantes legais.
  • Brasileiros maiores de 16 anos: a solicitação precisa ser feita através dos meios disponíveis, sem a necessidade de ser feita por um responsável. Hoje em dia, é possível fazer a sua solicitação pela internet.

O CPF ainda é fabricado no cartão azul?

Até o ano de 2011, o CPF costumava ser impresso em um cartão azul, cartão esse que se parecia muito como cartão de banco. Porém, devido a questões econômicas e para agilizar o processo de aquisição do CPF, este cartão acabou sendo descartado.

Hoje o CPF deve ser impresso através da internet, em um modelo de papel mais simples que pode ser plastificado ou ser mantido como está após ser retirado da impressão.