Como se vestir para causar uma boa impressão

“Não existe uma segunda oportunidade para causar uma boa primeira impressão”: esta frase é muito conhecida e é uma verdade universal. Quando conhecemos alguém, o primeiro impacto que vamos causar vai ser resultado da nossa aparência, do nosso visual e da nossa roupa. Defendemos que o interior é muito mais importante do que aquilo que se vê, mas a verdade é que num primeiro contacto vai ser o aspecto exterior que vai ter maior importância. Além disso, nas diversas situações do nosso dia-a-dia, seja profissional ou pessoal, a roupa que vestimos tem um peso significativo na opinião das pessoas sobre nós. Saber vestir-se de acordo com a circunstância em que se encontra é essencial para causar uma boa impressão.


Dicas para saber como se vestir para causar uma boa impressão

Tons neutros para ser credível e tons alegres para momentos informais

Se você tem uma entrevista de emprego ou uma apresentação importante no seu trabalho, é aconselhável utilizar tons neutros como preto, cinzento ou bege. Esses tons transmitem bastante credibilidade. Se quiser passar uma imagem de respeito (ou até de superioridade) utilize um outfit de tons negros. A cor preta impõe respeito! Se for comemorar algo, seja a nível pessoal ou profissional, aconselha-se que utilize tons mais alegres como vermelho, azul ou cor-de-rosa. As cores alegres transmitem obviamente alegria e descontração. Se você usar tons muito neutros num momento de festa, vai passar uma imagem de seriedade excessiva e não causará uma boa impressão!

Ambiente formal: Preto, Branco, Cinza, azul escuro
Ambiente descontraído: Contraste com cores

Veja também: Como se vestir para uma apresentação

Vista-se sempre de forma confortável

É importante causar uma boa impressão com a sua roupa, mas se você estiver desconfortável não vai conseguir passar uma boa imagem, pois vai ser difícil disfarçar o incómodo e vai acontecer o oposto. É importante utilizar roupa no tamanho certo (nem muito justa, nem muito larga). Outro aspecto muito importante é o calçado. Sobretudo as mulheres têm a tendência de utilizar calçado pouco confortável para parecerem mais altas e mais elegantes. Usar calçado desconfortável estraga todo o visual, pois você não vai conseguir andar direita nem com elegância e o resultado vai ser o oposto do que você desejava!

Valorize as suas qualidades e esconda as imperfeições

Não há ninguém que adore tudo no seu corpo e por isso é essencial saber tirar o máximo partido do que é melhor em você e esconder os pequenos defeitos. Se você tem um pouco de barriga, deve utilizar algo mais largo nessa parte. Se tiver uns seios bonitos, deve usar um decote discreto, mas que saliente essa parte. Se você é muito alta, deve evitar tacões e se for muito baixa deve evitar calçado totalmente raso e calças com os tornozelos de fora, pois isso cria uma sensação de pequenez (que é o que você quer evitar!).

Cuidado com os acessórios

Um look pode ficar totalmente diferente se você utilizar os acessórios corretos. Não se aconselha que utilize muitos anéis e colares em simultâneo. Outra dica muito importante é que você deve usar um colar se tiver muita pele à mostra perto do pescoço. E se você usar um colar deve evitar os brincos e vice-versa. O acessório certo dá o toque final num visual, mas jamais deve ser o centro das atenções. Os acessórios devem conseguir fazer a diferença quase sem darmos por eles!

O que nunca usar!

Agora que já sabemos como nos vestir para causar uma boa impressão, chegou o momento de falar daquilo que nunca em momento algum devemos usar!

  • Cabelo molhado: nunca saia de casa com cabelo molhado e nunca vá a um compromisso com o cabelo a pingar água!
  • Não use roupas curtas e demasiado justas em ambientes formais.
  • Deixe as leggings apenas para a academia.
  • Não use maquilhagem muito pesada. Deixe os brilhos e as cores fortes para festas norturnas.
  • Cuidado com os decotes. Se usar um decote muito proeminente todas as atenções se voltarão para ele.
  • Não ande com as unhas com o esmalte descascando pois passa uma imagem de descuido.
  • Não utilize roupas com aspecto deteriorado nem amassadas.
  • Não utilize demasiados acessórios pois isso cria um “ruído visual” desagradável.