Como Alargar uma Camisola de Malha

Depois de lavar ou secar, por vezes é possível que as malhas venham a encolher. Veja como alargar uma camisola de lã ou malha após encolhida na lavagem ou depois de passar a ferro.


As lãs e malhas são tecidos delicados que facilmente podem vir a encolher com as diferenças de temperatura durante a lavagem ou secagem. Tanto na lavagem à mão como à máquina é importante ter sempre em atenção as indicações de lavagem pois a água muito quente ou muito fria faz com que as fibras de lã se juntem diminuindo o tamanho da peça.

No entanto é possível retornar ao seu estado original, podendo criar um efeito relaxante nas fibras para que elas voltem a expandir novamente.

Como desencolher uma camisola de lã

1. Coza um pouco de feijão branco em água.

2.  Deixe que a água esfrie um pouco até ficar morna. Retire o feijão e deite numa bacia ou alguidar onde consiga submergir a peça de roupa completamente. Junte um pouco de glicerina, ou condicionador de cabelo e misture na água até desaparecer completamente.

3. Mergulhe a peça na água e mantenha-a totalmente submersa até que deixe de fazer bolhas de ar.

4. Retire a camisola da água e escorra-a bem sem torcer, apertando-a suavemente. Coloque-a sobre uma toalha grossa a secar ao ar. Vá alargando manualmente puxando aos poucos com as mãos ou prenda os cantos da peça de roupa e mantenha nessa posição durante algumas horas.

Se ainda assim não ficar com a dimensão que você pretende, deixe primeiro secar a peça de roupa e repita este procedimento nos dias seguintes até atingir o nível que você pretende.