Como Limpar o Sofá

Estava comendo no sofá e acabou sujando ou até manchando o sofá? Então, confira essas dicas de como limpar o sofá e deixei-o tão bom quanto novo.


Com o tempo, migalhas, refrigerantes derramados, pelos de animais, sujeira e óleo de suas mãos e pés são acumulados no sofá, o que deixa com uma aparência desbotada.

Independente de qual seja o motivo, limpar o sofá é importante, não somente por questões estéticas, mas também por questões de higiene. Neste artigo vamos passar algumas dicas para fazer uma limpeza profissional no seu sofá. Confira!

Indíce

Verifique as recomendações do fabricante

Antes de usar quaisquer detergentes ou soluções de limpeza, verifique as instruções do fabricante para cuidados, que geralmente podem ser encontradas nas etiquetas do sofá. Deixar de usar produtos de limpeza seguros pode danificar o estofamento permanentemente.

Utilize aspirador de pó

Use um aspirador de mão ou acessório de escova no seu aspirador para limpar detritos e sujeiras da superfície do sofá.

Certifique-se de limpar as fendas onde acumulam pelos de animais, migalhas de comida e sujeira.

Se as almofadas não estiverem presas, remova-as e aspire em ambos lados.

Limpe as áreas de madeira ou metal. Limpe os pés do sofá e outras partes não-têxtil do sofá com uma solução de água morna e detergente líquido.

Limpe com bicarbonato de sódio

bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio não é apenas utilizado na culinária – é também um método de limpeza eficaz.

Na verdade, polvilhar bicarbonato de sódio em todo o sofá ajudará a remover os odores e a soltar mais fácil as manchas.

Você também pode usar uma solução caseira de bicarbonato de sódio para qualquer área com manchas profundas. Veja abaixo uma solução que você pode utilizar para limpar o sofá.

Em uma tigela, misture partes iguais de bicarbonato de sódio e água.

Despeje um pouco da solução em cima da mancha. Em seguida deixe solução descansar por 15 a 20 minutos.

Quando o bicarbonato de sódio absorver completamente a mancha, limpe-a com uma escova.

Como remover as manchas do sofá

macha no sofa

Saber limpar um sofá significa saber remover as manchas. Você pode usar um limpador comercial ou você pode fazer seus próprios produtos de limpeza a partir de ingredientes naturais que você tem na cozinha.

Produtos de limpeza caseiros são mais baratos e não agridem a natureza. Veja abaixo como tirar mancha do sofá, por tipo de tecido:

Para estofamento em tecido:

Misture ¼ de xícara de vinagre, ¾ de água morna e 1 colher de sopa de sabonete líquido. Coloque em um frasco de spray. Pulverize sobre a área suja. Esfregue com um pano macio até a mancha sair. Use um segundo pano umedecido com água limpa para remover o sabão. Seque com uma toalha.

Para estofamento de couro:

Misture ½ xícara de azeite com ¼ xícara de vinagre e coloque em um frasco de spray. Pulverize o limpador na superfície do sofá e depois é só polir com um pano macio.

Para estofamento sintético:

Misture ½ xícara de vinagre, 1 xícara de água morna e ½ colher de sopa de detergente líquido ou sabão líquido em um frasco de spray. Pulverize sobre a área suja e esfregue com um pano macio até a mancha sair.

Deixar o sofá secar

Depois de utilizar qualquer um dos métodos apresentados neste artigo é importante deixar o sofá secar.

Para isso, utilize uma toalha para absorver o excesso de água restante na superfície do sofá. Deixe o sofá secar.

Se estiver úmido, você pode deixar um ventilador apontado para o sofá para secar mais rápido. A água pode causar mofo no tecido do sofá.

Veja também: como deixar a casa cheirosa

Utilizar o agente recomendado

Comece limpando seu sofá com o produto recomendado. Se você não tiver certeza se o produto está dentro das recomendações, teste uma pequena área para qualquer descoloração antes de continuar.

Quer você use um limpador à base de água ou um solvente (ou ambos), siga as instruções na embalagem. Se as instruções disserem que é seguro fazê-lo, use um pano macio para limpar a solução.