Como Limpar os Óculos

Limpar os óculos diariamente é a melhor maneira de mantê-los com uma ótima aparência e evitar arranhões nas lentes e outros danos aos óculos.


Mas há um jeito certo – e muitas formas erradas – quando se trata de como limpar os óculos.

Índice

Passos para limpar seus óculos

Siga estas dicas para limpar suas lentes e armações de óculos sem risco de arranhar as lentes ou causar outros danos. Essas dicas de limpeza ajudarão você a manter seus óculos de sol, óculos de grau e óculos esportivos em ótima conservação.

Lave e seque bem as mãos. Antes de limpar seus óculos, certifique-se de que suas mãos estejam livres de sujeira, gordura, poeira ou qualquer outra coisa que possa transferir para suas lentes. Use detergente e uma toalha limpa e sem fiapos para limpar as mãos.

Lave seus óculos sob um fluxo suave de água da torneira. Isso removerá poeira e outros detritos, o que pode ajudar a evitar arranhões nas lentes quando você as limpar. Evite água quente, o que pode danificar alguns revestimentos de lentes de óculos.

lavar óculos
Lavar em água corrente os óculos

Aplique uma pequena gota de detergente líquido em cada lente. A maioria dos líquidos de lavar louça é muito concentrada, portanto, use apenas uma pequena quantidade. Ou aplique uma gota ou duas na ponta dos seus dedos.

detergente na lente
Aplicar detergente na lente

Esfregue suavemente os dois lados das lentes e todas as partes da armação por alguns segundos. Certifique-se de limpar todas as partes, incluindo as almofadas do nariz e as extremidades das têmporas que ficam atrás das orelhas. Além disso, limpe a área onde a borda das lentes encontra a armação – poeira, detritos e oleosidade da pele frequentemente se acumulam nesta área.

Limpar lentes do óculos
Limpar lentes do óculos

Enxague os dois lados das lentes e a armação completa. Remova todos os vestígios de sabão das lentes e da armação. Caso fique algum vestígio de sabão nas lentes, elas podem ficar manchadas quando as secar.

Agite suavemente os óculos para eliminar a maior parte da água das lentes. Inspecione as lentes cuidadosamente para garantir que estejam limpas.

Seque cuidadosamente as lentes e a moldura com uma toalha limpa e sem fiapos. Utilize um pano de prato que não tenha sido lavado com amaciante ou um pano de microfibra para secar os óculos. Sujeiras ou detritos presos nas fibras de uma toalha podem arranhar suas lentes, e óleo de cozinha, óleo de pele ou hidratante podem manchá-las.

Inspecione as lentes novamente. Se qualquer mancha persistir, remova com um pano de microfibras limpo – estes panos sem fiapos estão disponíveis na maioria das óticas ou lojas de fotografia.

Verificar limpeza do óculos
Verificar limpeza do óculos

Para limpar os óculos quando não tiver os materiais acima disponíveis, tente usar lenços de limpeza para lentes descartáveis. Estes lenços são formulados especificamente para o uso em lentes de óculos.

O que não usar para limpar os óculos

camiseta limpando lentes do óculos
Não usar a camiseta para limpar as lentes

Agora que sabe como limpar seus óculos é importante saber quais materiais ou soluções você não deve utilizar nas lentes ou armação dos óculos, pois podem manchar as lentes ou danificar a armação. Abaixo a lista de itens proibidos:

  • Alvejante
  • Vinagre
  • Sabonetes líquidos
  • Suco de limão
  • Toalha de papel
  • Sua camiseta
  • Toalha de rosto

Evite usar qualquer um desses itens na hora de limpar os óculos. Dessa forma, seus óculos terão uma vida útil ainda maior.

Como remover arranhões das lentes

Um truque muito utilizado por todo mundo é a pasta de dente. Utilizando pasta de dente você pode eliminar os problemas de arranhões sempre que precisar.

Para isso, basta aplicar uma pequena quantidade de pasta de dente não abrasiva em um pedaço de algodão, em seguida polir lentamente o arranhão.

O creme dental é um truque rápido e fácil para arranhões menores, então se você tiver um arranhão mais profundo, pode ser necessário repetir o processo várias vezes.

Dicas extras

Limpe seus óculos todas as manhãs e conforme necessário. Faça a limpeza dos seus óculos parte da sua rotina matinal. Sempre que possível verifique-os e evite tocar nas lentes.

Guarde seus óculos em um estojo rígido quando não estiver usando. Não jogue os óculos na bolsa e evite colocar as lentes em superfícies duras.

Lave seus panos de microfibras com frequência. Panos de microfibra coletam graxa e sujeira, então lave-os após 2 ou 3 vezes de uso. Para lavar seu pano vá em uma pia e com água corrente e detergente, esfregue-o levemente depois é só torcer e deixar secar.