Como restaurar um móvel antigo

Os móveis antigos têm um valor muito grande. Muitas vezes, não queremos desfazer-nos de um móvel porque nos traz muito boas recordações, mas este encontra-se em tão mau estado que perde toda a sua utilidade. Nos últimos anos, o restauro de móveis antigos tem conquistado cada vez mais fãs. Os móveis de madeira têm um design que ultrapassa gerações e uma grande parte deles foi construída com tipos de madeira que já não existem no mercado. São móveis com excelente durabilidade, que aguentam muitos anos de vida e que podem ser facilmente reaproveitados. Por vezes, sentimos vontade de alterar a nossa decoração e esta é uma forma simples e económica para consegui-lo.


Como podemos restaurar um móvel antigo

Material necessário

Para restaurar um móvel de madeira são necessários alguns materiais. Nem todos os móveis vão precisar de todos os itens da lista seguinte, mas estes são alguns dos materiais mais utilizados numa restauração.

  • Lixas de diferentes grossuras;
  • Colas para madeira;
  • Massa para acabamentos de madeira;
  • Diversos rolos e pincéis;
  • Tinta para madeira na cor que vai querer usar nos móveis;
  • Pano de microfibra para limpar o móvel;
  • Verniz próprio para proteger a madeira;
  • Jornal ou panos velhos para proteger o chão.

Dicas básicas antes de começar o restauro do móvel

  • Não se dedique à restauração de móveis antigos se for uma pessoa muito impaciente! Esta é uma atividade que requer paciência, pois todo o trabalho exige calma e muita dedicação.
  • Escolha um local com luz natural e com bastante passagem de ar para restaurar o móvel, pois o cheiro dos produtos pode ser bem incomodativo.
  • Crie um plano antes de partir para a ação. Nessa fase, vai conseguir listar todos os materiais de que precisa e vai definir qual o resultado final que deseja alcançar.
  • Retire todas as dobradiças e puxadores antes de começar a restaurar o móvel, pois só dessa forma conseguirá ver todos os detalhes do móvel e será mais fácil a planificação do trabalho.

Como fazer o restauro do móvel passo a passo

1.Limpar a madeira

Dependendo do tipo de madeira, pode ser necessário um produto específico para remover sujidades e gorduras do móvel. Com um pano de microfibra e com os produtos adequados limpe o móvel com bastante cuidado e com atenção aos detalhes. Em muitos casos, uma mistura de água com álcool é suficiente para retirar toda a sujidade. É preciso que a superfície do móvel esteja realmente limpa para que a tinta e os acabamentos “agarrem” bem o material.

2.Lixe o móvel

Lixe o móvel cuidadosamente e de um jeito uniforme para remover todas as sujeiras, resíduos, vernizes e vestígio de revestimentos antigos. Assim, a tinta irá aderir de forma mais fácil. De seguida, remova todos os resíduos com um pano de microfibra.

3.Hora de pintar

Chegou o momento mais esperado, pois é o início do seu resultado desejado! Use os rolos e os pincéis para pintar. Mas, antes disso, deve passar uma camada de verniz protetor! Para cantos e para locais com mais detalhe, deve utilizar um pincel pequeno. Deixe o rolo para usar em áreas maiores do móvel. Pinte sempre na mesma direção, ou seja, num sentido único. Pinte com uma camada, deixe secar e aplique nova camada de tinta, desta vez com atenção redobrada nos detalhes!

4.Recoloque os puxadores

Depois de o móvel estar seco, após a segunda camada, chegou o momento de colocar todas as dobradiças e os puxadores nos seus devidos lugares. Utilize uma chave de fendas para este processo e dependendo do tipo de móvel poderá precisar de várias com diversos tamanhos.

 

Também poderá interessar: Como Fazer Uma Horta em Apartamento

 

Dicas para o pós-restauro

  • Mantenha os móveis restaurados longe da luz solar. Apesar de estar com um aspeto novo, o seu móvel já é antigo e por isso deve preservá-lo! A luz solar pode danificar a madeira, por isso o mais aconselhado é a colocar o móvel restaurado num local da casa sem luz solar direta.
  • Não coloque demasiadas coisas em cima do móvel restaurado. O móvel antigo deve ser a estrela da casa, devido à sua história e não fica bem cobri-lo de peças decorativas. Além disso, algumas peças podem deixar marcas no móvel, estragando o seu trabalho de restauro.
  • Limpe o móvel com frequência apenas com um pano seco, pois o uso de químicos em cima da madeira pode estragar a pintura.

Crie um ambiente com o novo móvel restaurado e impressione!

Se quer impressionar os seus amigos, crie um ambiente com o seu novo móvel restaurado.

Use um toca-discos antigo, um arranjo ou vaso com flores ou faça uma composição com livros, aqui a sua imaginação não terá limites!