Como aquecer a casa sem gastar gás ou electricidade?

Com a subida dos preços do gás e da electricidade aquecer a casa torna-se cada vez mais dispendioso,  os dias de frio vão deixá-lo desconfortável dentro da sua casa. No entanto vamos dar a conhecer o método inventado mais simples e económico de aquecer uma divisão utilizando apenas velas e vasos de terracota.


Este método funciona como um radiador natural apenas utilizando a energia calorífica das velas.

Poupe dinheiro, saiba como aquecer a casa sem gastar gás ou electricidade:

O que precisa?

1 vaso de argila ou terracota pequeno (não tratado, ou seja sem verniz ou pintura)

1 vaso de argila ou terracota grande (não tratado, ou seja sem verniz ou pintura)

4 velas tipo lamparina (tea light)

1 forma retangular de pão metálica

Para construir este sistema necessita de uma vela e dois vasos de argila ou terracota. Vai necessitar também de uma base que eleve todo o conjunto acima do chão para que as velas tenham uma boa ventilação e o ar possa circular entre os vasos.

O calor da chama acumula-se dentro de um vaso pequeno posicionado invertido em cima da chama. A argila para além de resistir facilmente a elevadas temperaturas é um ótimo isolador de calor. O buraco na base do vaso é tapado com alumínio.Aqui o metal ajuda a captar o calor absorvendo rapidamente as altas temperaturas a ajudando a aquecer o ar à sua volta.

Este vaso mais pequeno é o local onde o calor se vai acumular inicialmente para depois ir-se difundindo pelo ar entre os dois vasos e por fim para a atmosfera.

Coloque as 4 velas acesas em linha dentro da forma metálica. Por cima coloque o vaso de argila mais pequeno virado ao contrário.

O recipiente metálico vai ajudar ainda mais a concentrar e conduzir o calor das lamparinas.

Utilize o alumínio que envolve as lamparinas para obstruir o buraco do vaso. Pode espalmar as abas de forma a fazer um disco.

De seguida coloque o vaso grande virado para baixo por cima do vaso mais pequeno e apoiado também por cima do recipiente metálico.

Veja também: Como Poupar Dinheiro no dia-a-dia